Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar investigações policiais
A fraude alimentar é um problema global que movimenta um mercado bilionário. E o crescimento do consumo de laticínios no Brasil acende um alerta sobre a adulteração nesse tipo de produto. Uma das práticas consiste em substituir a gordura do leite, ingrediente nobre e nutritivo, por alternativas mais baratas, como óleo de palma, margarina ou até banha de porco, criando sérios riscos à saúde.
Em uma operação no estado de Minas Gerais, a Polícia Federal apreendeu lotes de uma marca de manteiga vendida em supermercados sob suspeita de adulteração. Para desvendar a fraude, peritos recorreram a uma parceria com cientistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que utilizaram uma tecnologia de ponta para a investigação.
“Qualquer tipo de adulteração, falsificação ou alteração, como no caso da manteiga, corresponde à prática de procedimentos não controlados, sem garantias, podendo colocar em risco a saúde humana”, diz o perito da Polícia Federal Ricardo de Oliveira Mascarenhas, que atua na área há 17 anos. “O produto perde sua certificação e segurança. Acrescenta-se ainda que a adição de componentes exógenos à manteiga implica em prejuízos à saúde, principalmente de pessoas que necessitam de alimentação restritiva”.
As 20 amostras apreendidas pela Polícia Federal, junto a matérias-primas como óleo de palma e aromatizantes encontrados nos locais de produção, foram levadas ao Laboratório Multiusuário de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) da UFPR.
Leia a matéria completa no site da Ciência UFPR
Leia mais notícias da revista Ciência UFPR
Conheça e siga os canais da Ciência UFPR
O Grupo de Foguetemodelismo Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) quebrou três vezes o recorde […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza, nos dias 05 e 06 de dezembro, o Workshop Urban Jungle: […]
Análises foram conduzidas pelo Centro de Ciências Forenses da UFPR, que une 15 grupos de pesquisa para apoiar […]
Universidade receberá decoração natalina e programações culturais; palco poderá ser usado pelos grupos artísticos da instituição A Universidade […]