Ciência UFPR: Brasileiros sentiram medo e empatia acima da média durante a pandemia, aponta estudo com 34 países

19 dezembro, 2023
16:32
Por Camille Bropp
Ciência e Tecnologia

Artigo publicado em periódico da Nature com co-autoria de pesquisadores da UFPR sugere em que contextos políticos o medo e a empatia social podem servir de motivação à adesão de medidas preventivas na crise global

Crises sanitárias graves como a pandemia de Covid-19, responsável por mais de 5,3 milhões de mortes no mundo, exigem colaboração coletiva para o seu enfrentamento. Mas o que levou as pessoas a aceitarem ou não as medidas de proteção contra a doença? O nível de confiança no governo, o medo e a empatia, segundo sugere uma pesquisa que levantou ao longo de 2021 a opinião de cerca de 12,8 mil habitantes de 34 países, incluindo o Brasil, divulgada em artigo publicado na sexta-feira (15) no periódico Communications Psychology, do grupo Nature.

Os pesquisadores — entre eles os do projeto “Cross-cultural and multidimensional approaches to the impact of Covid-19 – Brazil”, coordenado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) — cruzaram dados relacionados às percepções de temor sobre a doença, de empatia com os impactos sociais da pandemia e de confiança no governo, a fim de tentar explicar o que leva à adesão a medidas de prevenção.

A análise das respostas dos brasileiros ficou a cargo de cientistas da UFPR — do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, do Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde e do Departamento de Estatística — e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A pesquisa teve o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Leia a matéria completa e navegue pelo infográfico com os cenários dos países pesquisados no site da Ciência UFPR

Acompanhe os canais da revista

Foto de destaque: Jefferson Rudy/Agência Senado

Sugestões

26 julho, 2024

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) divulgou o período complementar da Avaliação de Desempenho 2024 dos servidores […]

24 julho, 2024

O linguista Carlos Alberto Faraco e o professor de literatura brasileira Fernando Gil são finalistas na categoria Letras, Linguística e Estudos Literários; Maria Isabel Limongi, na de Filosofia.

23 julho, 2024

Coalizão Paraná pela Década do Oceano já reúne cerca de 90 pesquisadores paranaenses em torno da cooperação e da divulgação de conhecimento sobre temas oceânicos.

22 julho, 2024

Na tarde desta sexta-feira (19/07), a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou uma reunião com representantes […]