Dor orofacial (na face e na boca) é o principal sintoma da DTM. Vídeo: Freepik

Ciência UFPR: App gratuito usa informação como ferramenta no tratamento da DTM

06 fevereiro, 2025
10:50
Por Aline Fernandes
Ciência e Tecnologia

Estudantes de odontologia da UFPR desenvolveram aplicativo que ajuda nas mudanças comportamentais necessárias para o tratamento da disfunção temporomandibular; veja como baixar

A articulação temporomandibular (ATM) desempenha um papel crucial ao conectar a mandíbula ao crânio, permitindo a movimentação da boca para funções essenciais, como falar e mastigar — movimentos que podem se repetir duas mil vezes por dia. A alta frequência de uso também aumenta o risco de disfunções, entre as quais destaca-se a disfunção temporomandibular (DTM).

Ruídos, estalos, dor na mandíbula e dor de cabeça são sintomas de pessoas que sofrem com a DTM e comuns em relatos de atendimentos clínicos odontológicos realizados na Universidade Federal do Paraná. Trata-se de um conjunto de condições que afetam as articulações temporomandibulares, causando dor crônica e impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes.

O tratamento envolve o conhecimento sobre a forma do processo de dor e inclui hábitos que auxiliem nesse controle, como exercício mandibular, compressa e a não ingestão de determinados alimentos. 

Estima-se que de 1,5% a 5% da população precise de tratamento para disfunção temporomandibular e que mais de 30% apresente algum sinal ou sintoma.

“As causas são multifatoriais, podem abranger condições genéticas, comportamentais, psicoemocionais, trauma, sobrecarga por bruxismo”, explica o docente do curso de Odontologia Daniel Bonotto, um dos responsáveis pelo projeto de extensão Serviço Ambulatorial em DTM e Dor Orofacial (Samdof) da UFPR.

Leia a matéria completa no site da Ciência UFPR

Foto de destaque: Freepik/Reprodução

📲 Conheça e siga os canais da Ciência UFPR aqui

Assista à matéria sobre o projeto no canal da UFPR TV no YouTube

Sugestões

14 março, 2025

O Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas para […]

14 março, 2025

Instituição inclui neste ano, pela primeira vez, estudantes estrangeiros em seu programa de acolhimento aos calouros e calouras.

14 março, 2025

Criado em 2022, grupo estudantil está atuante no acolhimento e no letramento nesta Semana dos Calouros e começou parcerias em 2025 junto ao poder judiciário.

13 março, 2025

O Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR) divulgou nesta quinta-feira (13) a relação de candidatos […]