Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

“Ciência no Espelho” debate educação e integridade científica

Palestra sobre os 35 anos do TMO, no evento Ciência no Espelho.Foto: Aspec
Palestra sobre os 35 anos do TMO, no evento Ciência no Espelho.Foto: Aspec

Em 35 anos de história, desde 1979, o Hospital de Clínicas da UFPR realizou mais de 20 mil transplantes de medula óssea. Com isso, pacientes portadores de leucemia, linfoma, mieloma e doenças genéticas cuja  medula óssea tenha sido destruída por quimioterapia e/ou radioterapia, tiveram a oportunidade de ganhar uma nova medula (tecido esponjoso, presente no interior dos ossos longos e chatos, sendo comumente chamado de “tutano”).

Médico Samir Kanaan Nabhan. Foto: Aspec
Médico Samir Kanaan Nabhan. Foto: Aspec

Atualmente, 80 pacientes do HC ganham, a cada ano, uma nova medula, mediante transplante, para que sejam produzidos componentes do sangue como as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas, elementos esses essenciais para a vida. Estas foram algumas das informações transmitidas pelo médico do TMO/HC Samir Kanaan Nabhan, durante palestra proferida no “Ciência no Espelho”, evento este aberto na tarde desta terça-feira (24), no Setor de Ciências Biológicas, no Centro Politécnico.

Após a palestra de Samir, os participantes do encontro – alunos, professores e público em geral – visitaram os pôsteres elaborados por alunos da pós-graduação, com resultados de pesquisas realizadas durante o curso. Na sequência, debateram a temática “Educação e Integridade Científica”, discussão esta conduzida pelas professoras Marisa Russo Lecointre, da UNIFESP; e Márcia Helena Mendonça, da UFPR.

Além de palestras a programação do evento, que prossegue até esta quarta-feira (25) no anfiteatro 10 do Setor de Ciências Biológicas/Centro Politécnico, inclui simpósio, apresentação de pôsteres e mesa redonda. A programação do segundo dia do “Ciência no Espelho” inicia a partir das 10 horas, com o simpósio “História das grandes descobertas”. Falarão sobre este tema os professores Henrique Toma, da UDP; e Jamil Assreuy, da UFSC.

Na parte da tarde, às 14 horas, uma mesa redonda sobre “Nutrição, atividade física e água: impactos na qualidade de vida”, contará com a participação de três representantes da UFPR: Lucimara Cordeiro, Neiva Leite e Helena Cristina da Silva de Assis. No período das 16 às 17h30min, os participantes poderão visualizar dados das pesquisas que estarão expostos nos pôsteres e, em seguida, assistir a palestra que abordará “A mitocôndria, a vaca e Santa Rosa: tecendo a vida no planeta”. Este assunto será abordado por Walter Boeger, da UFPR.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...