Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Ciclo de palestras discute relações harmoniosas entre pessoas e nações

Bioética e direitos humanos foram discutidos durante ciclo de palestras que ocorreu no Centro Cultural de Curitiba no sábado (13). O objetivo foi abordar a relação harmoniosa e respeitosa entre os seres humanos, as nações e o ambiente do planeta. O evento teve cerca de 300 participantes de 25 cidades do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio do Janeiro. Entre eles, maestros, escritores, pesquisadores, professores e estudantes universitários.

Para o coordenador do Núcleo de Estudos de Bioética Sul do Paraná (NEBio) e professor titular aposentado do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mario Takao Inoue, o evento foi muito bem-sucedido. “Os participantes ficaram admirados pelo alto nível de discussão nas palestras. Estou cada vez mais convicto de que o estudo de Bioética aplicado na sociedade é o caminho correto para resgatar o enfraquecido humanismo, as relações entre as pessoas e as diferenças sociais”, diz.

Ao todo, foram ministradas quatro palestras sobre questões de Bioética e direitos humanos. Foto: Divulgação
Ao todo, foram ministradas quatro palestras sobre questões de Bioética e direitos humanos. Foto: Divulgação

Ao todo, foram ministradas quatro palestras sobre questões de Bioética e direitos humanos. Os palestrantes foram Mara Angelita Nestor Ferreira, doutoranda em Políticas Públicas pela UFPR e pesquisadora na área de Ética, Direitos fundamentais e Administração pública; Jeanne da Silva Machado, autora do livro “A Solidariedade na Responsabilidade Ambiental” (2014); Mariana Fávaro, médica psiquiatra e mestre em Bioética; e Rodrigo Alvarenga, pesquisador nas áreas de Ontologia, Fenomenologia e Ética.

A organização foi do Núcleo de Estudos em Bioética (NEB) da Sociedade Brasileira de Bioética Regional Paraná (SBB-PR) e do Núcleo de Estudos de Bioética Sul do Paraná (NEBio), com apoio da SBB-PR, Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (Alacs) e da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional (BSGI).

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...