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Cepe aprova iniciativa para aprimorar o acolhimento e a adaptação de migrantes e refugiados

18 dezembro, 2019
11:25
Por
Ensino e Educação

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou, na última sexta-feira (13), resolução que cria o Programa de Formação Suplementar: Ciclo de Acolhimento Acadêmico para Estudantes Refugiados (PFS-Refugiados). A iniciativa é destinada a estudantes da universidade que estejam na condição de refugiado, portador de visto humanitário ou migrante e tem o objetivo de proporcionar adaptação, acolhimento, integração e inserção à vida universitária e social do País, ampliando as chances de sucesso no processo de inclusão no contexto sociocultural brasileiro mediante a formação universitária.

Uma das ações do Ciclo é inserir na grade curricular, no início do curso de graduação, mais aulas de língua portuguesa voltada para a vida acadêmica, de informática e de direito brasileiro. Além disso, há a previsão de um acompanhamento psicológico mais intenso e da diminuição na carga de matérias.

Desde 2014, quase uma centena de estudantes foram admitidos na UFPR na condição de migrantes com visto humanitário e refugiados. Nesse sentido, o Programa visa eliminar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes ingressos na UFPR a partir de políticas que possibilitam a adaptação dos alunos nas atividades cotidianas, desde as de ordem econômica até as relativas à língua portuguesa, ao processo de estudo, à deficiência de base em algumas áreas de estudo e quanto à afetividade e demais aspectos culturais envolvidos no processo de retomada dos estudos em outra cultura.

A iniciativa foi idealizada pela Cátedra Sergio Vieira de Mello do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) na UFPR, pela Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas, pela Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (Prograd) e pela Agência UFPR Internacional (AUI).

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