Acessível desde o começo de julho, o novo website do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) mostra, com design inovador, as transformações do ramo da pesquisa em informática. A plataforma suporta um espelho dos grandes hospedeiros de software livre, com mecanismo de fácil atualização para que o conteúdo seja sincronizado facilmente com os sites originais.
Software livre é uma expressão referente a programas que podem ser estudados, adaptados, executados para qualquer atividade e redistribuídos a fim de ajudar outras pessoas. Por estimular o uso desse tipo de arquivo, o grupo de pesquisa do Departamento de Informática da UFPR é especializado no assunto e possui certificação reconhecida pelo Conselho Nacional de Reconhecimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A nova versão do website foi produzida pela equipe dos pesquisadores Daniel Weingaertner, Luis Carlos Erpen de Bona e Marcos Castilho, sob a gerência de projeto de Cleide L. B. Possamai e Marina Hoshiba Pimentel. O design e o conteúdo são de autoria de Letícia Lôndero Heleno e de Carlos André Zavadinack, respectivamente. Já o desenvolvimento do portal ficou por conta de André Zivianni, Giovanne Santos, Gustavo Soviersovski e Mauricio Giacomini Girardello.
Relações externas
A partir das pesquisas por Inteligência Artificial, Medicina Assistida por Computação Científica, Preservação Digital, Sistemas Computacionais Avançados e Sistemas para Informática na Educação, o C3SL desenvolve produtos e serviços para outras instituições – como a Companhia de Informática do Paraná (Celepar), o Ministério da Educação (MEC) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O grupo também participa de seminários, workshops e palestras para formação e capacitação.
Biossensor, fertilizante e turbina noticiados pela revista Ciência UFPR são agora inovações reconhecidas publicamente.
Encerrada a votação para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) nos conselhos superiores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) […]
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]