Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Centro de Pesquisas Arqueológicas terá novo espaço no campus Juvevê

O acervo do Cepa foi obtido em mais de duas mil localidades. Imagem: Leonardo Bettinelli.

O Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da UFPR (CEPA) vai mudar de endereço. Provavelmente até o final do ano, o CEPA trocará o 12º andar do Edifício D. Pedro I pela antiga sede da Imprensa Universitária, no campus Juvevê. A mudança depende de obras no novo local, que terá dois espaços: uma reserva técnica para a guarda do acervo e outro para salas de aula, laboratórios e reuniões.

O coordenador do CEPA e professor do Departamento de Antropologia da UFPR, Fabio Parenti, disse que a melhor infraestrutura do novo espaço possibilitará o desenvolvimento de pesquisas de maneira mais adequada. Além disso, todo o material que está acondicionado em pequenas sacolas de tecido no espaço atual será catalogado e transferido para caixas numeradas. Outra vantagem é que o espaço também poderá ser ampliado, futuramente.

O CEPA existe há 62 anos e guarda um importante acervo arqueológico. O número de peças passa de dez mil. Elas foram obtidas em mais de duas mil localidades por meio de pesquisas, escavações e recuperação de materiais extraídos de sítios arqueológicos, usinas hidrelétricas (incluindo a Itaipu), sambaqui (na zona litorânea do Paraná), viagens de campo.
Do acervo do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas ainda fazem parte fotografias, gravuras, documentos, manuais de Estratigrafia (ramo da Geologia que estuda a sucessão das camadas ou estratos que aparecem num corte geológico) e materiais obtidos em eventos acadêmicos e científicos que tiveram a participação de professores da UFPR.

Levantamento

A museóloga do CEPA e responsável pela gestão do acervo, Mariana Novaes, explicou que um grupo de bolsistas e voluntários está terminando de fazer o levantamento do acervo. O trabalho começou a ser feito em 2016, por meio do projeto de extensão “Difusão do patrimônio científico do CEPA/UFPR: ações de educação patrimonial, exposições arqueológicas e Espaços de Ciência”.

O projeto objetiva a promoção de ações que possibilitem o acesso didático ao acervo, além de aproximação do CEPA com as atividades de ensino e extensão na UFPR, em especial junto ao Setor de Ciência Humanas.

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...