O primeiro microscópio eletrônico de varredura de alta resolução e ambiental da Região Sul do Brasil – o Quanta 450 FEG – que permite a adoção da técnica de micro tomografia computadorizada, de forma pioneira na América Latina, acaba de ser inaugurado na UFPR.
O equipamento, instalado no CME – Centro de Microscopia Eletrônica do Setor de Ciências Biológicas (Centro Politécnico), será utilizado não apenas por cerca de 200 docentes e 300 alunos de graduação e pós-graduação de vários setores da Instituição mas, também, por pesquisadores de universidades brasileiras e do exterior. Também servirá na prestação de serviços solicitados por empresas de varias áreas do setor produtivo.
A apresentação do Quanta 450 FEG e dos demais equipamentos instalados no CME, centro este fundado na UFPR em 1968, foi feita nesta quarta-feira (3), por seu diretor, professor Ney Mattoso. Na solenidade de inauguração realizada no auditório do Setor de Tecnologia, o docente destacou as facilidades que os equipamentos de ponta, de alta tecnologia, proporcionarão à pesquisa não apenas na UFPR, mas no Brasil e na América Latina.
Setores envolvidos
A cerimônia, realizada no auditório do Setor de Tecnologia, reuniu, além do reitor Zaki Akel Sobrinho e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Edilson Silveira, além do diretor do Setor de Biológicas, o professor Luiz Cláudio Fernandes, demais integrantes da comunidade universitária dos Setores das Ciências Biológicas; Exatas; Terra; Agrárias; Saúde; Tecnologia; e dos campi Litoral e Palotina, todos eles usuários do CME.
Segundo o pró-reitor Silveira, ao longo dos seis últimos anos foram investidos, para aquisição dos equipamentos, aproximadamente 3,5 milhões de reais. Ney Mattoso ressalta que além do Quanta 450 FEG, o CME conta, agora, com um microscópio eletrônico de varredura metrológico – o VEGAS 3 LMU – também pioneiro no Paraná e que é capaz de medir alturas, rugosidades e volumes com grande precisão.
O coordenador do CME explica que está acoplado ao VEGAS 3 o sistema de análise elementar conhecido como EDS (mais sensível e rápido sistema de análise química do Paraná).Também foi inaugurado nesta segunda-feira (3) o microscópio confocal, que também está acoplada com a espectrometria Raman, considerado o mais sofisticado equipamento do gênero.
No campo da microscopia eletrônica foi apresentada a câmera refrigerada CCD ORIUS SC1000 (permite a aquisição de imagens de alta definição, o registro de padrões de difração de elétrons e a geração de vídeos de alguns fenômenos com até 14 quadros por segundo), além de uma liquefatora de nitrogênio, a NL – 280, capaz de produzir 40 litros por dia cheio de trabalho.
Novas instalações
Com a conquista dos novos equipamentos, feita de forma inter setorial já que várias unidades da UFPR participaram de editais para angariar recursos, a comunidade universitária que utiliza o CME solicita, agora, um prédio que possa abrigar adequadamente essas tecnologias de ponta.
O reitor Zaki Akel Sobrinho informou que já obteve “uma cessão da planta adotada na Universidade Federal de Minas Gerais, para que, após adaptações, será executada também no Centro Politécnico”. Para 2015, estão previstos no CME cerca de 700 mil reais e, num futuro bem próximo, outros 2,9 milhões de reais, oriundos de recursos do CT INFRA.
Uma nova página, para melhorar o sistema de informação e solicitação de uso e prestação de serviço também foi inaugurada na sessão realizada ontem, no auditório do Setor de Tecnologia. Os usuários poderão fazer o agendamento pela internet, através do site (www.cme.ufpr).
Jornalista Celsina Favorito
Os estudantes que ingressaram na Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do sistema de cotas alcançaram, em […]
Realizado entre os dias 02 e 04 de outubro na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo […]
Com profundo pesar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento da professora aposentada Suzana Maria Munhoz […]
A Central de Transportes da Pró-Reitoria de Administração (CENTRAN/PRA) informa que, após uma semana de testes operacionais da […]