Projeto de extensão da universidade realiza sessão pública do filme “As Cartas de William Michaud”, da cineasta paranaense Karla Nascimento; obra retrata a vida do pintor suíço que morou na Ilha do Superagui
Por João Cordeiro, sob supervisão de Daniel Felipe
Nesta sexta (29), o Cineclube Currais, vinculado ao projeto extensionista Centro Cultural Itinerante da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Litoral, tem sua estreia com a exibição franca do documentário ficcional “As Cartas de William Michaud” (2024), da cineasta paranaense Karla Nascimento. A sessão pública acontecerá às 19h30 na Escola Municipal Pastor Elias Abrahão, no Balneário Currais, em Matinhos (PR), e será seguida de um debate com a diretora do filme.
Além da exibição do documentário, no dia seguinte, sábado (30), a oficina “Do roteiro à tela – O passo a passo para realizar seu documentário”, ministrada pela diretora Karla Nascimento, acontecerá no Colégio Estadual Mustafá Salomão, no Balneário Currais, às 10h. No workshop, os participantes serão apresentados às etapas de pesquisa, roteiro, entrevistas, produção e edição, vivenciando uma experiencia teórico-prática.
Para garantir sua presença gratuita na oficina de produção de documentário, contate o e-mail centrocultural@ufpr.br.
“As Cartas de William Michaud”, selecionado para o Medellín International Film Festival, da Colômbia, e o Flickers’s Rhode Island International Film Festival, dos Estados Unidos, acompanha a trajetória do pintor suíço William Michaud, que viveu grande parte da sua vida na Ilha do Superagui, no litoral paranaense. Durante a sua estadia no Paraná – entre 1848 e 1902, ano de seu falecimento –, o artista escreveu mais de 70 cartas à sua família, enviadas em um pedaço de bambu junto com desenhos e aquarelas produzidos por ele. Os materiais retratavam o cotidiano local.
Michaud viveu no período da Proclamação da República e da Revolução Federalista, conflitos os quais ele descreve nas cartas. As suas produções artísticas e relatos pessoais possibilitam que, hoje, seja possível mergulhar em um retrato passado do estado do Paraná, em especial, da Ilha do Superagui.
A obra foi gravada no Paraná, nas cidades de Curitiba, Lapa, São José dos Pinhais e Guaraqueçaba, na Ilha do Superagui, e na Suíça, na cidade de Vevey.
Ainda no sábado (30), o Centro Cultural Itinerante promove o “Sábado Cultural”, um dia inteiro de atividades exclusivas para os estudantes do Colégio Estadual Mustafá Salomão, com oficinas de percussão, samba, trança raiz e pintura. Para participar, os alunos devem solicitar à secretaria da escola.
O projeto de extensão Centro Cultural Itinerante, viabilizado por meio de recursos da Lei Nacional Aldir Blanc (PNAB), iniciou as suas atividades em abril e promove o acesso gratuito e contínuo à cultura a jovens em situação de vulnerabilidade social no litoral paranaense. O Cineclube Currais acontece mensalmente às sextas-feiras a partir de agosto deste ano, valorizando a exibição de produções audiovisuais locais, sempre seguidas de uma roda de conversa com algum membro da equipe produtora da obra, promovendo um espaço de diálogo, aprendizagem e fortalecimento comunitário.
Serviço
Cineclube Currais exibe: “As Cartas de William Michaud”
Data: 29 de agosto
Horário: 19:30
Local: Escola Municipal Pastor Elias Abrahão – Av. Paranaguá (SN°), Balneário Currais, Matinhos, PR
Entrada gratuita
Oficina “Do roteiro à tela – O passo a passo para realizar seu documentário”
Data: 30 de agosto
Horário: 10h
Local: Colégio Estadual Mustafá Salomão – Av. Paranaguá (SN°), Balneário Currais, Matinhos, PR Inscrições gratuitas via e-mail em: centrocultural@ufbr.br
O campus tornou-se referência nacional em ensino por projetos e diálogo com comunidades locais Nesta segunda-feira (25), o […]
Entre os dias 1 e 6 de setembro, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai receber o evento […]
A inclusão, o incentivo à conexão entre pesquisadores do mundo inteiro, o respeito à diversidade e a inserção […]
Atualizada em 22/08/25, às15h40 A vida e a obra do poeta curitibano Paulo Leminski, que completaria 81 anos […]