Desde sábado (23), o Centro de Apoio Científico em Desastres (CENACID/UFPR) presta apoio remoto a uma equipe da Organização das Nações Unidas, a UNDAC [Coordenação e Avaliação de Desastres da ONU], que atua no desastre ocasionado pela passagem do ciclone Idai no continente africano. Atualmente, 16 equipes internacionais apoiam a resposta ao desastre; até o momento, o Cenacid é a única equipe da América Latina que auxilia a missão.
O coordenador do Cenacid, professor Renato Lima, explica que o grupo segue o protocolo de mobilização. “Somos a equipe de referência para resposta em desastres ambientais e já entramos em situação de atenção na quarta-feira (20). No sábado (23), nos apresentamos para o apoio à demanda solicitada pelas equipes que estão no local e, no mesmo dia, a ONU nos orientou a ficar em estado de alerta, além de prestar o apoio remoto”. O apoio envolve o envio de dados, respostas, alternativas e soluções às demandas da equipe da UNDAC que necessitem de informações científicas.
De acordo com informações do Centro, a estimativa é que haja mais de 1 mil vítimas fatais nos três países atingidos – Moçambique, Malauí e Zimbábue. O Cenacid também recebeu informações de que não há condições para receber outras equipes no local, em função da escassez de recursos básicos, como água e alimentos.
“Esse é um dos maiores desastres humanitários dos últimos tempos. Os grupos que estão no local apontam que, somente em Moçambique, há cerca de 1 mil e 400 feridos e 260 mil crianças em condições críticas”, afirma Lima.
O Centro também permanece em situação de alerta caso haja agravamento da situação e necessidade de missão no local.
Cenacid
O Centro de Apoio Científico em Desastres é uma unidade especial da UFPR, com o objetivo de proporcionar apoio científico e técnico à comunidade em situações de emergência, assim como gerar propostas de ações.
Pesquisadores e especialistas de diversas áreas da UFPR e de outras instituições de pesquisa do Brasil participam. Os profissionais podem ser acionados em situações de emergência e oferecem a contribuição científica em caso de desastres.
Com experiências em desastres em todo o mundo, o coordenador do Cenacid e professor da UFPR, Renato Lima, integra a equipe UNDAC (Coordenação e Avaliação de Desastres da ONU) e atua como consultor da ONU para desastres. O docente já participou da equipe de coordenação da resposta internacional em mais de dez grandes desastres mundiais, como terremotos, deslizamentos, furacões, tsunamis e inundações.
Em 2009, o Centro foi premiado pela ONU – Organização das Nações Unidas – como reconhecimento pela excelência na atuação, prevenção, resposta e redução de consequências de desastres naturais, ambientais e tecnológicos.
Recentemente, a equipe esteve em missão no município de Brumadinho-MG para avaliar o desastre envolvendo o rompimento da barragem de rejeitos. Entre outras ações, os pesquisadores produziram mapas para auxiliar as equipes de busca e um relatório com recomendações.
A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]
O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]