Segundo a Reitoria, novidade nasce do diálogo com a comunidade e do esforço e colaborativo da PROAD, da PRPG e da PRPI
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) acaba de lançar uma novidade que promete desburocratizar e impulsionar a pesquisa científica e tecnológica na instituição. Trata-se do Cartão Pesquisador UFPR, iniciativa que reduz o preenchimento de formulários e simplifica a aquisição de bens e serviços, no contexto do auxílio a pesquisas.
Basicamente, o Cartão Pesquisador UFPR consiste em um cartão físico, emitido pelo Banco do Brasil (BB) em nome da universidade, tendo como portador o próprio pesquisador ou pesquisadora responsável por um projeto. As compras devem ser realizadas à vista e permitem a aquisição de materiais, insumos e contratação de serviços necessários para a execução de um plano financeiro previamente aprovado, o que deve trazer mais agilidade e autonomia para os pesquisadores.
Criado a partir do diálogo da UFPR com a comunidade acadêmica, o projeto foi marcado pela união de esforços de diferentes unidades da administração da instituição: a Pró-Reitoria de Orçamento e Administração (PROAD), a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI).
“Os pesquisadores brasileiros perdem até 40% do seu tempo com atividades burocráticas. Agora, eles têm mais possibilidades de escolher e comprar rapidamente aquilo que os seus projetos não podem esperar”, disse o professor Marcos Sunye, reitor da UFPR. “O Cartão Pesquisador UFPR terá efeito imediato na produtividade. Tudo para que as pesquisas caminhem nos ritmos devidos. Esperamos que o cartão seja um catalisador de projetos, ideias e para a ciência em nossa universidade”, completou.
O Cartão Pesquisador UFPR é voltado a coordenadores de projetos, coordenadores de programas de pós-graduação, e pesquisadores selecionados em editais específicos. Ele funciona como uma ferramenta financeira prática para viabilizar compras e serviços necessários à execução dos projetos, eliminando etapas burocráticas.
O limite do cartão é definido conforme o orçamento aprovado de cada proposta de pesquisa, respeitando o teto legal. A solicitação é feita via processo SEI do edital que registrou a concessão do auxílio financeiro, e a prestação de contas exige anexar notas fiscais e faturas, garantindo a transparência e o uso correto dos recursos.
Saiba mais lendo o Guia Simplificado do Cartão Pesquisador UFPR e conferindo o vídeo postado no instagram oficial da UFPR.
Com informações do Gabinete da Reitoria
No auge da pandemia de Covid-19, o pesquisador moçambicano abraçou oportunidades no Brasil para desenvolver estudo premiado com […]
Por Setor de Tecnologia A Equipe Eco Octano, projeto de extensão formado por estudantes de diferentes cursos da […]
Por Flavia Keretch, sob supervisão de Daniel Felipe A Orquestra Filarmônica da UFPR, em parceria com o Consulado […]
Desenvolvimento de recursos para o enfrentamento de infecções em massa por vírus de RNA foi o tema da […]