Imagem Padrão

Carta sobre direito à manifestação e sistema de justiça decorrente de seminário nacional será entregue a relator da ONU

16 julho, 2018
10:01
Por
UFPR

Recentemente o Centro de Estudos Constitucionais (CCONS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná, foi um dos organizadores do Seminário Nacional “Direito à Manifestação e Sistema de Justiça: Caminhos Para Afirmar o Estado Democrático de Direito”. A discussão resultou em um documento com recomendações sobre o tema para o Sistema de Justiça, a Carta de Curitiba.

Nos dias 16 e 17 de julho, Leandro Franklin Gorsdorf – um dos integrantes do CCONS, professor de prática jurídica em Direitos Humanos e Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR –, junto a outros parceiros do evento, apresentará, no Rio de Janeiro, a Carta de Curitiba ao relator da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil.

O documento aponta que foram identificados os agentes do Estado como os principais violadores do direito à livre manifestação e foi considerada insatisfatória a forma como o sistema de justiça aborda tal direito. Ao mesmo tempo, o Ministério Público, a Defensoria Pública e as assessorias jurídicas foram apontadas como os principais canais de denúncia dessas violações, o que se afirma diante de uma perspectiva de reforma do sistema de justiça de modo conferir maior participação e controle da sociedade civil, com o incremento de formação jurídica para defesa de direitos.

Carta de Curitiba

Sugestões

25 julho, 2025

Prédio da Administração do Politécnico, em Curitiba, receberá iluminação especial azul na semana que começa nesta segunda (28) […]

24 julho, 2025

Ideia é selecionar novos autores para mentoria com bolsa de estudos e conto publicado em coletânea da Editora […]

24 julho, 2025

Conscientizar sobre a importância do aleitamento materno é a meta do evento que será promovido pelo Grupo de […]

24 julho, 2025

Evento acontecerá no campus Centro Politécnico, em Curitiba, entre os dias 6 e 10 de agosto; programação é […]