Candidatos inscritos por cotas no Vestibular 2024 já podem conferir data da banca de validação

21 setembro, 2023
09:33
Por Aline Fernandes
Ensino e Educação

Um aviso importante para candidatos inscritos no Vestibular 2024 da UFPR nas categorias pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência: já estão disponíveis os links com dia e horário em que cada candidato deve se apresentar à banca de validação de autodeclaração. A consulta deve ser feita no site do Núcleo de Concursos da universidade, neste link.

O comparecimento perante as bancas é obrigatório para que o candidato concorra na categoria escolhida. Mas os candidatos não precisam se deslocar – as bancas serão realizadas de forma remota, pela internet. Para candidatos inscritos como pretos, pardos e indígenas as bancas acontecem de 27 de setembro a 6 de outubro. Para pessoas com deficiência, de 27 de setembro a 11 de outubro. Cada candidato tem dia e hora específicos para se apresentar.

Nos últimos anos, o índice de comparecimento às bancas tem sido baixo, principalmente na categoria de pretos e pardos, em que o número de inscritos é bem maior que nas outras categorias. No vestibular 2022, 73% dos que se declararam pretos e pardos não se apresentaram para as bancas. No vestibular 2023, o percentual foi de 67%

O superintendente de Inclusão e Políticas Afirmativas da UFPR, professor Paulo Vinícius Baptista da Silva, atribui esse baixo comparecimento principalmente à falta de informação. Muitos candidatos fazem a inscrição por cotas, mas depois não conferem os editais e acabem perdendo as bancas.

Silva lembra que as bancas de validação de autodeclaração são um momento muito importante da política de cotas da universidade: “É o momento inicial, em que o candidato ou a candidata com aparência negra tem reconhecidas as características que possibilitam o reconhecimento social como pessoa preta ou como pessoa parda. É nesse momento que se confirma a possibilidade de concorrer às vagas reservadas para esse grupo”.

Sobre as bancas

As bancas de validação das autodeclarações apresentadas pelos candidatos no ato de inscrição foram instituídas na UFPR em 2005.

Até 2016, eram realizadas depois do vestibular. Desde o vestibular 2017/2018 a UFPR realiza as bancas antes da primeira fase do vestibular (ou da fase única, como aconteceu nos dois últimos vestibulares). Dessa forma, os candidatos que não comparecerem às bancas ou que eventualmente não tenham sua autodeclaração validada podem ser remanejados para outra categoria de concorrência: ou a segunda opção de concorrência especial indicada no ato da inscrição ou – caso também não se enquadrem nos critérios dessa segunda opção – a categoria de ampla concorrência.

Os candidatos de cada categoria são avaliados por comissões específicas de validação: uma para pretos e pardos, uma para indígenas e outra para pessoas com deficiência. No caso dos candidatos autodeclarados pretos e pardos, a comissão avalia a correspondência entre o fenótipo de cada um e sua autodeclaração.

A validação dos candidatos autodeclarados indígenas e pessoas com deficiência é feita com base na análise da documentação apresentada por cada candidato no ato da inscrição, conforme previsto no edital do vestibular.

Para o professor Paulo Vinícius Baptista da Silva, as cotas tiverem impacto muito positivo na UFPR. “Elas permitiram a diversificação do alunado. Passamos a contar com uma presença maior de estudantes das camadas mais pobres da população, de estudantes negros e negras, indígenas, pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista”, afirma. “Isso representa, para cada um desses grupos, um avanço importante em prol de equidade e de conquista de direitos.”

Por Comunicação NC

Sugestões

24 julho, 2024

O linguista Carlos Alberto Faraco e o professor de literatura brasileira Fernando Gil são finalistas na categoria Letras, Linguística e Estudos Literários; Maria Isabel Limongi, na de Filosofia.

23 julho, 2024

Coalizão Paraná pela Década do Oceano já reúne cerca de 90 pesquisadores paranaenses em torno da cooperação e da divulgação de conhecimento sobre temas oceânicos.

22 julho, 2024

Na tarde desta sexta-feira (19/07), a reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizou uma reunião com representantes […]

22 julho, 2024

Nos dias 20 e 21 de julho o Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC-UFPR) […]