Da seleção paranaense participarão adolescentes em situação de risco social integrantes do Projeto Gralha Azul da UFPR. O objetivo é mostrar a escola como um dos “celeiros” de grandes atletas de Luta Olímpica no País.
No próximo sábado, 2 de dezembro, 120 atletas de oito estados brasileiros, com idade entre 13 e 15 anos, participarão do “1º Campeonato Brasileiro de Luta Olímpica Escolar”, organizado pela Universidade Federal do Paraná em parceria com a Confederação Brasileira de Lutas Associadas.
As lutas serão em dois estilos: livre e luta feminina e os alunos do curso de Educação Física da UFPR aproveitarão o encontro para realizar uma pesquisa sobre o nível socioeconômico dos participantes a fim de determinar a que classe social predominam os lutadores do País.
“A escola é o celeiro de atletas olímpicos de vários países e o Brasil ainda não tinha despertado para esse potencial”, comenta Sergio Luiz Carlos dos Santos coordenador do Projeto Gralha Azul, professor da UFPR e um dos organizadores do campeonato. “Por isso detectamos essa demanda e resolvemos organizar o campeonato entre os estudantes – para mostrar esse potencial e ao mesmo tempo estimular a prática da luta olímpica como uma forma de melhorar a condição de vida de muitos desses adolescentes.”
Os vencedores receberão medalhas e também concorrerão a vários outros prêmios como forma de estímulo pela participação. É a primeira vez que um campeonato dirigido a esta faixa etária – 13 a 15 anos – é realizado no Brasil. Do Projeto Gralha Azul da UFPR participarão 35 atletas.
Serviço:
1º Campeonato Brasileiro de Luta Olímpica Escolar
Dia 2 de Dezembro, sábado
Ginásio de Esportes do Colégio Dom Bosco Batel – Rua Visconde de Guarapuava, 5581
Das 9h às 18 horas
Informações – 3361-3342, 3360-4325 e 9162-2317 com o professor Sergio.
Fonte: Vivian de Albuquerque
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]
Ferramenta desenvolvida por equipe de técnicos, pesquisadores e estudantes da instituição está com versão beta em discussão na […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta o falecimento do matemático Jacob Palis Júnior, ex-diretor-geral do Instituto de […]