As medidas de crédito no contexto da pandemia da Covid-19 são abordadas na quarta edição do boletim do Projeto INPRO (Incubadora de Projetos Organizacionais e do Trabalho), da Universidade Federal do Paraná. A série de boletins temáticos apresenta dados estatísticos e análises sobre o trabalho e renda dos sete municípios do litoral paranaense.
Nesta edição foram analisadas informações da crise derivada pela “pior pandemia desde a gripe espanhola, chamada de “crise tripla da pandemia da Covid-19”. A primeira crise seria a comportamental, ou seja, como as pesoas lidam com a existência da pandemia, o lockdown e as medidas de isolamento social. A segunda é a crise sanitária, que abrange problemas de controle do vírus, leitos de hospitais e problemas logísticos no fornecimento de equipamentos e vacinas. Já os problemas decorrentes das estratégias de fechamento, redução da expectativa para investimentos e diminição do consumo compõem a crise econômica.
O objetivo do boletim é apresentar e analisar as medidas estaduais e federais adotadas no combate a essa crise tripla. A publicação descreve as principais medidas sanitárias e econômicas federais e estaduais no combate a pandemia. Os resultados mostram que muitas medidas federais econômico-financeiras para pessoas físicas e jurídicas ocorreram após a promulgação da chamada “PEC de Guerra”, que flexibilizou o orçamentos dos poderes. Entre as medidas federais, o maior destaque foi o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, que visava minimizar os impactos do desemprego.
Segundo conclusões apontadas no boletim, o governo estadual teve mais medidas relacionadas ao contexto da saúde pública, embora tenha usado medidas pontuais de crédito por meio de agências de fomento e redução de encargos e impostos. As principais medidas econômico-financeiras do estado foram o Programa Paraná Mais Empregos e a liberação de créditos por meio da Fomento-PR.
A quarta edição do boletim tem coordenação geral da Inpro, coordenação técnica do professor Thiago Henrique Moreira Goes e equipe técnica formada pelos estudantes Carlos Claudio Costa e Sthefany Mendes Silva Rodrigues.
Acesse aqui a edição 4 do Boletim Inpro.
Confira todos os boletins do Projeto INPRO neste link.
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