Imagem Padrão

Biblioteca Digital leva a UFPR à 2ª posição nacional no Google Acadêmico

14 agosto, 2008
00:00
Por

A UFPR está em segundo lugar entre as universidades brasileiras e na 28ª posição mundial em total de indexações, conforme dados do ‘Ranking Mundial de Universidades na Web’.

O Google Acadêmico é utilizado como um dos parâmetros pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas da Espanha para a elaboração do levantamento.

A Biblioteca Digital da UFPR — resultado de uma parceria firmada entre o C3SL – Centro de Computação Científica e Software Livre, vinculado ao Departamento de Informática, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e o Sistema de Bibliotecas da instituição— já possui mais de 10 mil trabalhos digitalizados, todos disponíveis no site http://dspace.c3sl.ufpr.br.

São aproximadamente seis mil artigos científicos de 32 periódicos produzidos pela própria universidade, cerca de 3,4 mil teses e dissertações e mais de 600 arquivos de vídeo da TV UFPR.

“Todo esse conjunto de informações é baseado em software livre, sem nenhum custo de licenciamento para universidade”, observa o professor Marcos Sunye, coordenador da Biblioteca Digital da UFPR. “Utilizamos um padrão de compartilhamento de arquivos abertos, o que facilita a indexação dos documentos.”

A partir de 2009, a UFPR deve começar a digitalizar também as teses e dissertações anteriores a setembro de 2004, além de publicações antigas da universidade. Os recursos para a aquisição de novos equipamentos já estão garantidos através da FINEP – Financiadora de Estudos e Projetos, vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Sobre o ranking mundial

Um dos objetivos do ‘Ranking Mundial de Universidades na Web’ é motivar as instituições acadêmicas a ter uma presença na internet que reflita suas atividades.

A UFPR subiu 149 posições em relação à edição de 2007 do ranking — da 753ª para a 604ª posição. É a 14ª da América Latina e a 9ª entre as universidades brasileiras. No total, foram analisadas 14,9 mil instituições de todo o mundo.

Outros fatores responsáveis pelo crescimento da produção científica da UFPR nos últimos anos são, por exemplo, o aumento no percentual de professores doutores, a política de valorização da produção científica e a expansão dos programas de pós-graduação.

Foto(s) relacionada(s):


Bolsistas trabalham no Centro de Computação Científica e Software Livre da UFPR
Foto: Arquivo C3SL/UFPR

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Fernando César Oliveira

Sugestões

16 julho, 2025

Foi prorrogado até o dia 22 de agosto o prazo para pedidos de isenção de taxa de inscrição […]

15 julho, 2025

A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]

15 julho, 2025

Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]

15 julho, 2025

Encontro teve visita à Fazenda Canguiri e vislumbrou parcerias futuras entre as instituições A Universidade Federal do Paraná […]