A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPR é o banco de dados com melhor visibilidade no Brasil, segundo lista elaborada pela Cybermetrics Lab, grupo de pesquisas do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha.
O laboratório faz análises quantitativas de conteúdos para internet relacionados à educação e conhecimento científico. Avalia também a facilidade e qualidade de acesso a publicações científicas em 20 mil instituições de ensino superior. A UFPR ficou em 110º lugar na lista que reúne centros de pesquisa do mundo todo e em 91º lugar na listagem de instituições de ensino superior, a frente de órgãos como a Universidade de Brasília (UnB) – que deteve a 213ª posição e a Universidade de São Paulo (USP), que este ano ocupa a 426ª colocação. A lista foi criada para incentivar as instituições a publicarem os resultados de suas pesquisas na rede mundial de computadores.
Trabalho – Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Sérgio Scheer, o resultado é fruto do trabalho e investimentos da instituição nos últimos anos e também um incentivo para melhorar o desempenho da universidade. Segundo a diretora do Sistema de Bibliotecas da UFPR (SIB) Lígia Setenareski, a preocupação com os padrões internacionais de tecnologia disponíveis torna mais fácil o acesso aos conteúdos do sistema, possibilitando maior visibilidade.
Sonia Loyola
A Superintendência de Educação a Distância e Inovações Pedagógicas (SEaDIP) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou edital […]
Aberto ao público, evento com Håvard Hoel, da Universidade de Oslo, traz atualizações sobre a ciência por trás […]
A Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Equidade (Proafe) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) abriu seleção para o […]
Projeto de pesquisa precisa da ajuda de participantes em Curitiba para testar um tratamento à base de óleo […]