Imagem Padrão

Banco de teses da UFPR é o mais acessado no Brasil

22 fevereiro, 2012
11:12
Por Henrique Rosso
Ciência e Tecnologia

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFPR é o banco de dados com melhor visibilidade no Brasil, segundo lista elaborada pela Cybermetrics Lab, grupo de pesquisas do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha.

O laboratório faz análises quantitativas de conteúdos para internet relacionados à educação e conhecimento científico. Avalia também a facilidade e qualidade de acesso a publicações científicas em 20 mil instituições de ensino superior. A UFPR ficou em 110º lugar na lista que reúne centros de pesquisa do mundo todo e em 91º lugar na listagem de instituições de ensino superior, a frente de órgãos como a Universidade de Brasília (UnB) – que deteve a 213ª posição e a Universidade de São Paulo (USP), que este ano ocupa a 426ª colocação. A lista foi criada para incentivar as instituições a publicarem os resultados de suas pesquisas na rede mundial de computadores.

Trabalho – Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Sérgio Scheer, o resultado é fruto do trabalho e investimentos da instituição nos últimos anos e também um incentivo para melhorar o desempenho da universidade. Segundo a diretora do Sistema de Bibliotecas da UFPR (SIB) Lígia Setenareski, a preocupação com os padrões internacionais de tecnologia disponíveis torna mais fácil o acesso aos conteúdos do sistema, possibilitando maior visibilidade.

Sonia Loyola

Sugestões

30 janeiro, 2026

Foi publicada nesta sexta-feira (30/01) a lista de aprovados na primeira chamada complementar do Vestibular UFPR 2026 para […]

28 janeiro, 2026

A primeira fase da Avaliação de Desempenho 2026 está disponível para realização desde o dia 26 de janeiro, no Portal […]

27 janeiro, 2026

Por Lorena Aubrift Klenk – Núcleo de Concursos A partir deste ano, a seleção dos candidatos inscritos no […]

27 janeiro, 2026

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta terça-feira (27) a lista de obras para o Vestibular 2027, com várias mudanças.