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Atividades do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia promovem interação entre escolas e ensino superior

04 novembro, 2019
08:30
Por
Extensão e Cultura

A interação entre escola e universidade tornou-se o fio condutor do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia (Nesef) desde a sua criação na Universidade Federal do Paraná. Com a realização conjunta de ensino, pesquisa e extensão e a proposta de auxiliar a formação intelectual, cultural, filosófica e política de toda a comunidade escolar, especialmente para aqueles que se interessam pela educação filosófica e o ensino de Filosofia, o Nesef envolve professores das redes pública e privada de ensino, estudantes de graduação e ensino médio em diversas ações; como grupos de estudos, olimpíadas filosóficas, sessões cineclubistas, cafés filosóficos, simpósios, cursos de extensão, entre outras.

Criado há 20 anos, o Núcleo surgiu no período de discussões voltadas à construção do projeto de lei que tinha como proposta incluir Filosofia e Sociologia na base curricular do Ensino Médio. “A meu ver, este foi o primeiro episódio de atuação do Nesef como ‘intelectual coletivo’, promovendo eventos e debates com estudantes e professores sobre a necessidade de buscar um espaço próprio para o ensino de Filosofia seja do ponto de vista acadêmico, seja em relação ao campo profissional”, conta o docente Geraldo Balduíno Horn, coordenador das atividades desde o surgimento do Núcleo.

O projeto de Lei foi vetado em 2001, mas marcou o início da atuação do Nesef, que voltou a lutar pela implementação de um projeto educacional em defesa da ampliação da participação efetiva e democrática dos professores e gestores no debate público das políticas educacionais entre os anos de 2003 e 2010.

Atividades do Núcleo envolvem estudantes da rede básica de ensino. Foto: Nesef

“Destaco a participação do Nesef na construção do documento das Diretrizes Estaduais de Filosofia, no acompanhamento da produção do Projeto Folhas e do Livro Didático e na construção da Antologia de Textos Filosóficos. Importante lembrar também a atuação do Núcleo dentro da UFPR relacionada ao estudo de textos e debates em torno do ensino da Filosofia e da produção acadêmica de dissertações e teses voltadas à educação filosófica, principalmente a partir de 2005”, ressalta o coordenador.

Algumas das mais importantes atividades desenvolvidas pelo Nesef foram consolidadas entre os anos de 2011 e 2019, como a Olimpíada Filosófica, que envolve estudantes de ensino fundamental e médio e professores que realizam práticas de educação filosófica em instituições públicas e privadas.

A última edição da Olimpíada – realizada em outubro deste ano – reuniu cerca de 400 crianças e adolescentes de escolas de Curitiba, da região metropolitana, de outros municípios paranaenses e do estado de Santa Catarina. O evento atraiu, ainda, inscrições de estudantes da Bahia, Espírito Santo e Tocantins. Mais de 80 trabalhos foram selecionados e apresentados.

Realizada desde 2011, a programação tem o objetivo de fomentar experiências a partir de questionamentos, pensamento e a própria investigação filosófica, sem caráter competitivo.

Assista aqui ao vídeo sobre a 7ª edição da Olimpíada Filosófica:

Contribuições e frentes de atuação

Ao longo de duas décadas o Núcleo contribuiu com o processo de formação inicial e continuada de professores na área de Humanas. Atualmente o grupo é formado por professores de Filosofia, Sociologia, História e Pedagogia do ensino público e privado da Educação Básica e Superior; estudantes de Ensino Médio e de graduação, mestrandos, doutorandos e docentes que realizam estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPR.

Horn aponta quatro frentes de atuação: (a) grupos de pesquisa que articulam áreas específicas do conhecimento com a educação filosófica como é o caso do grupo Filosofia e Infância, Filosofia e Economia Política, Cinema e Filosofia, Filosofia e Alteridade; (b) atividades de extensão relacionadas ao objeto de estudos e atuação do Núcleo; (c) pesquisas de Iniciação Científica, trabalhos de conclusão de curso, mestrado, doutorado e pós-doutorado sobre Educação Filosófica e Ensino de Filosofia, e (d) publicações de artigos na revista eletrônica do Nesef Filosofia e Ensino, no jornal mensal ‘O Sísifo’, além de publicações de livros e coletâneas sobre a Filosofia e seu ensino.

Produções e atividades

Conheça outras produções do Núcleo:

Revista do Nesef Filosofia e Ensino: revista eletrônica semestral lançada no segundo semestre de 2013. Hoje há 14 edições publicadas com Qualis B2;

Grupo de Educação Filosófica (Nesef/G-Fil): responsável pela leitura, debate e estudo de textos relacionados ao campo de Educação Filosófica e Ensino de Filosofia. O grupo se reúne sistematicamente todas as quartas-feiras;

Grupo de Estudos sobre Cinema e Filosofia (Nesef/G-Cine): além do estudo de textos com na área do cinema, o grupo possui também um cineclube (Cineclube Jogo de Cena) com sessões regulares programadas;

Nesef/CNPq: grupo de pesquisa credenciado pela Universidade e certificado pelo CNPq desde 2009. Professores e orientandos da Iniciação Científica, do Trabalho de Conclusão de Curso, do mestrado, do doutorado e pós-doutorado participam do grupo;

Grupo de Filosofia Outras (G-Filo): o grupo atua com autores e temas filosóficos fora do eixo eurocêntrico e desenvolve suas atividades na sede do Instituto de Filosofia da Libertação;

Grupo de Filosofia e Economia Política (G-FEP): vem organizando debates, desde 2016, sobre a política econômica e educacional e a leitura do Livro I d’O Capital, de Marx;

Jornal ‘O Sísifo’: criado em 2017 e lançado oficialmente em junho de 2018 com edições e publicações periódicas (mensais) publicizadas todos os meses via site www.nesef.ufr, Face do Nesef e redes sociais em geral.

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