A partir de agora é possível emitir certificados digitais das atividades de extensão realizadas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) por meio do Sistema Integrado de Gestão da Extensão Universitária (SIGEU). Devido a essa nova ferramenta, ao invés de assinaturas físicas, os certificados têm validação eletrônica, por meio de um código gerado individualmente em cada documento, possibilitando a verificação de sua autenticidade.
O SIGEU é um sistema criado, em 2011, para gerenciar as atividades de extensão universitária, controlando fluxo e aprovação de propostas e relatórios de eventos, cursos, projetos, programas e prestação de serviço extensionista. Proporciona, além de controle e acompanhamento aos Comitês Setoriais de Extensão e ao Comitê Assessor de Extensão (CAEX) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), informações atualizadas abrangendo todas as atividades, membros da equipe, parcerias e demais dados gerenciais. Com o aprimoramento, agora também é possível emitir certificados digitais para os participantes.
Rafael Mello é analista de Tecnologia da Informação no Centro de Computação Eletrônica (CCE) da UFPR e um dos idealizadores do sistema. Ele conta que, quando a demanda virtual surgiu, a PROEC possuía controles em papéis e planilhas e todos os processos eram descentralizados, o que dificultava a agilidade e a entrega de informações.
“Os principais usuários do sistema são os coordenadores que inserem suas atividades e o sistema gera certificação automática. Alimentando essas informações dos participantes e da equipe que compõe os projetos, após sua aprovação nas instâncias competentes na universidade, o sistema gera certificado para cada participante”, relata Mello. O interessado pode acessar a página do sistema e recuperar todos os certificados de atividades da quais já participou.
“É um sistema integrado com outros instrumentos da universidade, como base de dados de pessoas. A ferramenta ainda integra fluxos processuais e ajuda, por exemplo, na progressão e na alocação de vagas, agilizando informações para outros fluxos que também dependem delas”, conta o analista.
A coordenadora de extensão, Maria Virgínia Filomena Cremasco, destaca que o SIGEU está em constante modificação e aprimoramento, acompanhando o dinamismo da instituição. “Atualmente temos um sistema muito mais ágil e amigável. É uma ferramenta não só de gestão e de registro da extensão, mas que também ajuda o usuário a entender o que é a extensão, por via de balões explicativos que surgem durante a utilização de seus recursos”.
Maria aponta que o SIGEU possibilita a realização de relatórios de gestão, por intermédio do registro das atividades, que podem gerar índices sobre a produção de extensão na UFPR. “Assim, é possível dialogar com o ensino e com a pesquisa, dentro do tripé da indissociabilidade na universidade”.
“Temos muitos ganhos com a aprimoração desse sistema e, agora com a certificação online, ele se torna a expressão do diálogo da instituição com a questão da sustentabilidade, de uma universidade sem papel e que esteja mais conectada com as necessidades e com o que é necessário pensar em termos de atualidade”, diz a coordenadora.
A iniciativa também faz parte do processo de transparência da instituição. “O registro fidedigno das ações de extensão facilita a comunicação, a divulgação da extensão e esse diálogo direto com a comunidade. Dessa forma, a população tem acesso ao que está sendo feito em todos os níveis de extensão na universidade. É um instrumento de divulgação e que responde diretamente à interação dialógica da comunidade”, explica Maria.
Certificado digital
Os coordenadores de atividades de extensão têm acesso aos certificados por meio de login no SIGEU. Já nos casos de participantes de cursos e eventos de extensão, os certificados são disponibilizados pela opção de acesso público, que requer informação do CPF. Nas situações em que não constar o CPF do participante no SIGEU, caberá ao coordenador da atividade disponibilizar o certificado ao participante. Os certificados só ficarão disponíveis quando o relatório estiver aprovado e homologado pela última instância competente (Comitê Setorial de Extensão e/ou CAEX).
A PROEC preparou um tutorial para emissão de certificados das atividades de extensão. Confira.
Termina nesta sexta-feira (2), o prazo para que candidatos sem cadastro no CadÚnico apresentem o pedido de isenção […]
Dispositivo de tecnologia assistiva desenvolvido pelo Laboratório Engenhar-MEC, da UFPR, que quer oferecer alternativa ao SUS, custa uma […]
Pôster que reúne conceitos sobre o amor rende segundo lugar a grupo do curso de Estatística e Ciência […]
Estão abertas as inscrições para a edição 2025 do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira Moderna da UFPR. […]