

Na última terça-feira, dia 10 de maio de 2022, o LAGEAMB (Laboratório de Estudos Ambientais e Geoprocessamento) e o LABS (Laboratório de Biogeografia e Solos) realizaram uma atividade de campo no município de Antonina, no litoral paranaense.
Chamado de Jornada Pedológica, o evento contou com a presença de integrantes dos Portos do Paraná, ECOTEC Soluções Ambientais, Comunidade Agroflorestal José Lutzenberger, estudantes da UFPR e moradores locais. O evento teve como objetivo a visitação e explicações in loco sobre as características dos solos, a partir da análise de trincheiras localizadas na Reserva Natural Guaricica, Chácara São Francisco e Comunidade Agroflorestal José Lutzenberger. Essa atividade está dentro do contexto do projeto ‘Avaliação da perda de solos e produção de sedimentos por erosão hídrica em parcelas experimentais’.
O projeto tem como objetivo avaliar os processos erosivos em parcelas experimentais implantadas em encostas das bacias hidrográficas dos rios Cachoeira, Pequeno, Cacatu e Faisqueira. Para isso serão instaladas oito parcelas experimentais para monitoramento da produção de sedimentos em diferentes usos do solo – agricultura convencional, agrofloresta, floresta nativa e solo exposto.
Entre os resultados aguardados do projeto, espera-se estimar as perdas de solo e produção de sedimentos por erosão hídrica em diferentes condições de uso solo na área de estudo e avaliar da efetividade da implantação de sistemas agroflorestais em áreas degradadas para a contenção de processos erosivos. Com parceria formalizada em fevereiro de 2022, o projeto está sendo desenvolvido com financiamento dos Portos Paraná.
com informações do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais