Nesta semana, diversos órgãos do Governo Federal sofreram ataques cibernéticos. Hackers invadiram sistemas de informações do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Ministério da Saúde e de outros órgãos do Executivo Federal. Diante dessa situação e por determinação do Governo Federal, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) está tomando medidas de segurança para proteger sua rede de dados.
De acordo com a Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (AGTIC) da universidade, algumas das medidas adotadas afetam diretamente a comunidade interna. São elas:
→ suspensão do acesso remoto via VPN: sem acesso para o Sistema de Informação para o Ensino (SIE) e sistema Sophia (SIBI), nem ao repositório DOCS (armazenamento de arquivos);
→ acesso remoto aos computadores que estão ligados na UFPR;
→ o acesso a alguns sites da internet também poderá ser afetado.
Serviços de e-mail e outros vinculados ao Office 365, bem como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) não foram afetados e estão disponíveis e funcionando normalmente tanto na forma remota, quanto na presencial.
Caso haja necessidade de acesso ao SIE, Sophia e ao DOCS, a orientação é que os usuários dirijam-se pessoalmente às suas unidades de trabalho na UFPR, respeitando as recomendações de segurança em relação à Covid-19.
Os usuários que mantêm seus desktops ligados na UFPR deverão desligá-los, pois figuram como ponto vulnerável à toda a rede. Até o momento, não há previsão de normalização dos serviços suspensos.
A AGTIC orienta a adoção das seguintes providências por todos os usuários de recursos e ferramentas da UFPR, em todos os computadores atualmente em uso para o trabalho remoto ou presencial na própria UFPR:
→ Ativar o firewall do Windows;
→ Ativar o Windows Defender ou manter um antivírus instalado e atualizado;
→ Habilitar a proteção contra ransomware no Windows Defender;
→ Conferir e manter o Windows sempre atualizado;
→ Não manter nem criar compartilhamento de diretórios e/ou pastas de arquivos, do seu equipamento de uso para o trabalho, diretamente via rede;
A AGTIC, em conjunto com as demais unidades de tecnologia da informação da UFPR, está trabalhando para mitigar os impactos decorrentes dessas ameaças.
Eventos reunirão cerca de 700 estudantes de 19 universidades da região Sul, entre os dias 30 de julho […]
Prédio da Administração do Politécnico, em Curitiba, receberá iluminação especial azul na semana que começa nesta segunda (28) […]
Ideia é selecionar novos autores para mentoria com bolsa de estudos e conto publicado em coletânea da Editora […]
Conscientizar sobre a importância do aleitamento materno é a meta do evento que será promovido pelo Grupo de […]