Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Arte contribui para humanização e saúde mental, segundo pesquisadoras; UFPR oferece acesso online na quarentena

Pesquisadoras das áreas de Artes e Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) explicam que a arte contribui para a saúde mental, humaniza, aproxima pessoas e aumenta a qualidade de vida. A UFPR está disponibilizando acessos online e gratuitos para a comunidade interna e externa durante o período de isolamento social, que podem ajudar nesse sentido. As ações contemplam música, dança, teatro, arte e outras atividades culturais – confira abaixo.

De acordo com a pesquisadora Stephanie Dahn Batista, professora do Departamento de Artes e vice-diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) da UFPR, a prática artística contribui para a saúde mental porque humaniza quem se envolve. “A arte nos explica a nossa própria existência e o mundo. Nas manifestações artísticas, construímos uma identidade enquanto sujeito, enquanto grupo, e isso provoca uma profunda repercussão na vida das pessoas”.

MusA divulga exposições e acervo, como o registro da cacique Juliana Kerexu realizando intervenções nas paredes do Museu em 2019. Foto: Douglas Fróis/MusA-Divulgação

Segundo a pesquisadora Lidia Weber, do Departamento de Psicologia e Setor de Educação da UFPR, essas atividades elevam a qualidade de vida. “Existem muitos estudos mostrando que atividades artísticas podem reduzir o estresse e queixas de saúde, promover funções imunológicas, trazer benefícios físicos e psicológicos e, portanto, aumentar a qualidade de vida”.

A psicóloga e pesquisadora Lidia explica que a arte está intimamente ligada aos sentidos, formas, cores e sons que trazem satisfação. “Arte e cultura promovem relacionamento e aproximam pessoas e comunidades. Atuam no sentido de dar significado a conceitos humanos de cada dia. A arte é essencial para a saúde do ser humano. Por isso existem tantas formas de terapias com arte, música, dança, teatro, poesia etc.”.

Banda Astronauta Kamikaze é uma das atrações do evento cultural online “Movimento Conexão”, que será transmitido nesta quarta (29) e quinta (30). Foto: Divulgação

Para Patricia Salles, produtora cultural do Sacod, a arte pode ser uma válvula de escape nos tempos de isolamento social. “Os artistas podem manter este contato, estando mais próximo virtualmente do seu público mostrando e divulgando as suas produções e estreitando este vínculo. Já o espectador ganha com a possibilidade de conhecer novas áreas artísticas ou se aprofundar nos temas que já tem afinidade”.

O pró-reitor de extensão e cultura da UFPR, Leandro Gorsdorf, reforça que disponibilizar esse conteúdo online é importante para democratizar o acesso ao conhecimento. “Este material está diretamente vinculado ao papel da universidade, que é o de produção e difusão do conhecimento”.

Confira abaixo algumas das produções que a UFPR disponibiliza online para o público durante o período de isolamento social. Para ficar ligado na programação cultural da UFPR durante a quarentena, siga a página da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da UFPR no Instagram e no Facebook.

Movimento Conexão

Nos dias 29 e 30 de abril, ocorre o “Movimento Conexão: Culturas Compartilhadas”, um evento 100% online. Serão 15 atrações, totalizando oito horas de apresentações artísticas e webinários gratuitos. As transmissões serão no Instagram e no Facebook da Agência Escola – confira a programação completa neste link. Para quem não conseguir acompanhar a programação completa, as transmissões ficarão disponíveis nos perfis oficiais da Agência Escola.

A ação é uma parceria entre a Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR, o Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR (Proec).

MAE disponibiliza materiais da ação “Abril indígena”, como as esculturas de cerâmica Ritxoko. Foto: MAE/Divulgação

Museus e exposições

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE) e o Museu de Arte da UFPR (MusA) somam esforços para disponibilizar a campanha do “Abril indígena” da Universidade. Ao longo do quarto mês de 2020, as redes sociais dessas instituições estão disponibilizando materiais online sobre a influência dessa cultura na Universidade e na sociedade. Para saber mais sobre o “Abril indígena”, clique aqui.

Além disso, o MusA está publicando peças do catálogo em sua página do Facebook. Os posts mostram obras e peças que passaram pelo Museu, além de posts sobre a história das exposições e o acervo do MusA.

Música

Professores do curso de Música da UFPR se reuniram para criar a série “Falando de Música”. O conteúdo é disponibilizado por meio de live stream no YouTube. Os bate-papos são oferecidos para qualquer um que tiver interesse em aprender um pouco mais sobre música.

Para os que tiverem interesse em escutar bandas locais, a UFPR TV organizou uma playlist com o programa Som e Prosa, produção da Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR em parceria com a UFPR TV. A série dá visibilidade e conta sobre a trajetória de grupos da região. Para conferir a playlist, clique aqui.

Dança

O projeto Téssera – Companhia de Dança da UFPR oferece conteúdo para os que aproveitam essa forma de expressão. O grupo, que existe desde 1981, está usando suas redes sociais para publicar conteúdo sobre a história do Téssera, registros de apresentações e outras coreografias.

Artes visuais

Para os que gostam de Artes Visuais, os professores do curso de Artes Visuais montaram um caderno para manter os estudantes informados e contribuir também para a comunidade externa. Para acessar o Caderno Artes Visuais UFPR, clique aqui.

Além disso, nesse link está disponível a playlist do Estado da Arte, programa da Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR em parceria com a UFPR TV, que busca aprofundar as questões culturais que fazem parte da Universidade e também de Curitiba, sempre com um olhar simpático e muita leveza.

Saiba tudo sobre as ações da UFPR relacionadas ao Coronavírus

Por Breno Antunes da Luz
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública e Divulgação Científica e Cultural da UFPR

Sugestões

Seminário de Extensão sobre Enoturismo e o Desenvolvimento da Economia Local: as experiências italianas
O Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe um renomado...
Concurso de Identidade Visual do Projeto Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão
O Projeto de Extensão “Ciências Agrárias em Ação na ONG Coletivo Inclusão”, do Departamento de Economia...
Projeto LabCD da UFPR está com edital para seleção de bolsistas de extensão 
A Coordenação do Projeto de Extensão Laboratório de Cultura Digital da Universidade Federal do Paraná...
Seminário em Curitiba discute democracia brasileira com o apoio da UFPR
Os abalos e os riscos contínuos à democracia brasileira serão temas abordados durante o seminário “A...