Imagem Padrão

Aposentadoria do servidor público foi analisada na UFPR

03 junho, 2008
00:00
Por

O juiz do trabalho Carlos Alberto Pereira de Castro, da quarta Vara de Direito do Trabalho de Blumenau, Santa Catarina, explicou passo a passo todas as alterações feitas nos últimos anos na legislação.

Os servidores que começaram a trabalhar no serviço público antes das alterações ainda podem contar com a aposentadoria integral, mas já foram criadas diversas normas que impõem teto e limitam o salário para os servidores mais recentes. Novos projetos ainda em discussão prometem igualar a aposentadoria dos servidores públicos com os do INSS.

O III Fórum da CIS reúne em Curitiba até quarta-feira, representantes das comissões de universidades públicas, CEFETS e escolas agrotécnicas de todo País. Além da aposentadoria, outros assuntos em análise são as progressões funcionais, estímulo a capacitação e avaliação de desempenho. De acordo com o novo plano de carreira que está sendo implantado agora, os servidores que obtiverem titulo de mestrado terão 50% de reajuste e de doutorado 75%, além do título de especialização que dará reajuste de 27%.

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ – O que mais preocupou os participantes do Fórum foi sobre as novas normas de aposentadoria por invalidez. De acordo com o juiz Carlos Alberto Pereira de Castro, se não ficar provado que a doença foi causada pelo ambiente de trabalho, ou com a atividade relacionada às tarefas diárias, o salário poderá chegar a apenas 30% do que o servidor recebia durante o período ativo. “É preciso ficar atento porque esta determinação é um mal que assombra qualquer um”, destacou o juiz. “Temos que nos preocupar com esta legislação porque o servidor poderá acabar recebendo apenas o salário mínimo, num período que terá muito mais gastos, por causa dos medicamentos”, esclareceu.

O Fórum termina na tarde desta quarta-feira com a elaboração da carta de Curitiba sobre as principais conclusões do encontro. Os participantes estão reunidos no Auditório do Centro de Capacitação da Prefeitura de Curitiba, Rua Dr. Faivre, 398.

Foto(s) relacionada(s):


Juiz do trabalho, no meio, explica o que mudou na aposentadoria
Foto: Izabel Liviski


Fórum do PCCTAE
Foto: Izabel Liviski


Geral do auditório
Foto: Izabel Liviski


Maria Rita Michalski, coordenadora da CIS da UFPR e o juiz do Trabalho

Fonte: ACS

Sugestões

15 julho, 2025

A segunda edição do prêmio Jabuti Acadêmico, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), divulgou nesta segunda-feira (14) os […]

15 julho, 2025

Inciativa levou delegação com 12 estudantes para o Campeonato Mundial de Debates em Língua Portuguesa, em São Paulo […]

14 julho, 2025

O evento contou com a presença de Cida Bento, Carla Akotirene e Carol Dartora A Universidade Federal do […]

14 julho, 2025

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]