Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Andifes emite nota sobre atuação das universidades federais na tragédia no Rio Grande do Sul

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) emitiu nota nesta segunda-feira, 6, sobre a atuação das universidades federais na tragédia climática do Rio Grande do Sul. A instituição se solidariza com as vítimas das fortes chuvas que assolam o estado desde a última semana. Ao compartilhar a nota, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) também expressa sua solidariedade com a população afetada pelos efeitos do desastre.

Leia a nota na íntegra:

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) expressa novamente sua solidariedade à população do Rio Grande do Sul diante da tragédia decorrente das fortes chuvas que assolam o estado desde a última terça-feira (30).

Os números são impactantes, mas não chegam a refletir toda a dimensão da calamidade que atinge o estado. De acordo com a Defesa Civil, até a manhã desta segunda-feira, 6, foram confirmadas 83 mortes. São 111 desaparecidos e 276 pessoas feridas. 345 municípios afetados. Mais de 19 mil pessoas estão em abrigos. Ao todo, mais de 850 mil pessoas estão afetadas de alguma forma.

As universidades federais, mais uma vez, se colocaram imediatamente ao lado da população. Mesmo com o comprometimento de suas instalações e tendo que socorrer a sua própria comunidade, além das inúmeras dificuldades orçamentárias que enfrentam, as seis universidades federais gaúchas – Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – prontamente passaram a prestar todo o suporte às comunidades atingidas e aos governos municipais e estadual.

Entre as ações realizadas ou em curso, destacamos o fornecimento de alimentos, a atenção emergencial à saúde humana e de animais, o acolhimento de desabrigados, o fornecimento de transporte para resgates, a divulgação de informações confiáveis de utilidade pública e o assessoramento técnico ao poder público, com base em pesquisas científicas de alto nível desenvolvidas há décadas.

A Andifes lamenta profundamente essa tragédia e se solidariza com todas as famílias e comunidades afetadas. Enaltecemos e agradecemos o trabalho e o apoio das universidades federais do Rio Grande do Sul. São milhares de professores, técnicos-administrativos, alunos, egressos, terceirizados e outros voluntários atuando neste momento de muita dor e perdas humanas e materiais.

As universidades federais permanecerão atentas e à disposição para continuar atuando nas ações emergenciais e para contribuir para a elaboração e implementação de políticas públicas de médio e longo prazos, visando a reconstruir o estado do Rio Grande do Sul em novas bases, para se adaptar aos eventos climáticos extremos, agravados pelas mudanças do clima, sobre a nossa sociedade e o planeta.

Presidente Reitora Márcia Abrahão Moura (UnB)

Vice-presidente: Reitor José Daniel Diniz Melo (UFRN)

Vice-presidente: Reitora Lucia Campos Pellanda (UFCSPA)

Vice-presidente: Reitor Sylvio Mário Puga Ferreira (Ufam)

Vice-presidente: Reitor Valder Steffen Júnior (UFU)

Sugestões

Núcleo de PD de Energia Autossustentável lança seu mais novo trabalho; saiba mais
O Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Energia Autossustentável (NPDEAS) da Universidade Federal do...
Inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão
O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações, Liderança e Decisão (PPGOLD) da Universidade Federal...
Projeto de extensão da UFPR participa do lançamento da Festa Feira PPPEA na Praça, em Guaratuba
O Programa de Extensão Universitária Agroecologia e Movimento e os Projetos de Extensão Sistemas Agroflorestais...
Voluntários das Universidades Federais unem esforços em apoio ao Rio Grande do Sul
As Universidades Federais de Minas Gerais, Paraná, Universidade de Uberaba, Instituto Federal do Sul...