Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos do curso de Enfermagem da UFPR realizam ações de combate à Dengue junto à comunidade

Mais uma vez, nos vemos diante de um cenário de emergência epidemiológica. A dengue considerada um grande problema de Saúde Pública no mundo têm encontrado condições ideais com o clima quente e úmido que nos encontramos, para proliferação do mosquito Aedes aegypti.

De acordo com o último boletim epidemiológico de 22 de fevereiro de 2024 da Secretaria Municipal de saúde de Curitiba, já são mais de 2.489 casos notificados.

O combate à doença passa pela intensificação das campanhas de orientação à população sobre os riscos e cuidados como ações sanitárias para manutenção de ambientes livres de lixos, não deixar água parada são fatores decisivos para o controle biológico do mosquito.

Foto: Arquivo Enfermagem

A enfermagem, profissão do cuidado ao ser humano, ambiente e saúde tem sido considerada uma das categorias com maiores agentes de prevenção da doença e promoção da saúde das pessoas.

A prevenção de doenças e a promoção da saúde, são trabalhados de maneira obrigatória no curso de graduação e fundamentam muitas pesquisas do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Dessa maneira, os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo da formação no curso de enfermagem deram sustentação à turma do 9º período para integrarem junto às equipes de saúde no combate à dengue em unidades municipais de saúde distribuídas pela capital paranaense.

Foto: Arquivo Enfermagem

Nessas unidades, os alunos elaboraram projetos de intervenções para a disciplina estágio curricular obrigatório em gerenciamento do cuidado na atenção primária à saúde que repercutiram nas comunidades.

Os estudantes abordam usuários do sistema único de saúde e também as crianças das escolas públicas conectadas às unidades municipais de saúde (UMS Barreirinha, UMS Santa Efigênia, UMS Bairro Alto, UMS Tarumã, UMS Vila Esperança, UMS Bom Pastor, UMS Vista Alegre e UMS Iracema) chamando a atenção para o combate ao mosquito

Foto: Arquivo Enfermagem

A intervenção vem ocorrendo desde a segunda semana de março e se estenderá até o início do mês de maio de 2024.

Com informações do Departamento de Enfermagem/UFPR

Sugestões

Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
UFPR recebe visita visita de cortesia da cônsul-geral do Canadá
O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu  nesta quinta-feira...
UFPR lança plataforma de dados espaciais gratuita
Iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais disponibiliza informações inéditas...
UFPR é destaque nacional no QS World University Rankings 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi reconhecida mais uma vez como uma das melhores universidades...