Mais uma vez, nos vemos diante de um cenário de emergência epidemiológica. A dengue considerada um grande problema de Saúde Pública no mundo têm encontrado condições ideais com o clima quente e úmido que nos encontramos, para proliferação do mosquito Aedes aegypti.
De acordo com o último boletim epidemiológico de 22 de fevereiro de 2024 da Secretaria Municipal de saúde de Curitiba, já são mais de 2.489 casos notificados.
O combate à doença passa pela intensificação das campanhas de orientação à população sobre os riscos e cuidados como ações sanitárias para manutenção de ambientes livres de lixos, não deixar água parada são fatores decisivos para o controle biológico do mosquito.
A enfermagem, profissão do cuidado ao ser humano, ambiente e saúde tem sido considerada uma das categorias com maiores agentes de prevenção da doença e promoção da saúde das pessoas.
A prevenção de doenças e a promoção da saúde, são trabalhados de maneira obrigatória no curso de graduação e fundamentam muitas pesquisas do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Dessa maneira, os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo da formação no curso de enfermagem deram sustentação à turma do 9º período para integrarem junto às equipes de saúde no combate à dengue em unidades municipais de saúde distribuídas pela capital paranaense.
Foto: Arquivo Enfermagem
Nessas unidades, os alunos elaboraram projetos de intervenções para a disciplina estágio curricular obrigatório em gerenciamento do cuidado na atenção primária à saúde que repercutiram nas comunidades.
Os estudantes abordam usuários do sistema único de saúde e também as crianças das escolas públicas conectadas às unidades municipais de saúde (UMS Barreirinha, UMS Santa Efigênia, UMS Bairro Alto, UMS Tarumã, UMS Vila Esperança, UMS Bom Pastor, UMS Vista Alegre e UMS Iracema) chamando a atenção para o combate ao mosquito
Foto: Arquivo Enfermagem
A intervenção vem ocorrendo desde a segunda semana de março e se estenderá até o início do mês de maio de 2024.
Com informações do Departamento de Enfermagem/UFPR
Coordenador da pós em informática, Roberto Pereira foi escolhido pela relevante contribuição à comunidade brasileira de pesquisa sobre Interação Humano-Computador.
O 7º Pitch Day UFPR já tem data marcada! O evento, que reúne projetos e soluções em empreendedorismo […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica, com profundo pesar, o falecimento da servidora aposentada Altamira de Souza […]
A 14ª edição da Feira de Ciência e Tecnologia de Palotina (Fecitec), realizada pelo Setor Palotina da Universidade […]