Imagem Padrão

Alunos de ensino fundamental e médio podem se inscrever para projeto que dá treinamento intensivo em Matemática

27 fevereiro, 2018
Ensino e Educação

Estão abertas as inscrições para o projeto POTI (Polo Olímpico de Treinamento Intensivo), desenvolvido em Curitiba pelo Departamento de Matemática da UFPR. O projeto visa oferecer treinamento para alunos do ensino fundamental e médio, de escolas públicas ou privadas, interessados em participar de competições de matemática. As inscrições vão até o dia 18 de março e são gratuitas. As aulas começam no dia 7 de abril.

O POTI é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), ligado aos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia. Em Curitiba, as atividades começaram em 2016, com 15 alunos. Em 2017, com a divulgação e os resultados promissores, o projeto teve em torno de 70 alunos por turma. Este ano, são 40 vagas para cada um dos três níveis de ensino.

No total, estudantes que passaram pelo POTI conseguiram nos últimos anos 52 distinções em concursos matemáticos (como a Olimpíada Brasileira de Matemática e a a Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas) – incluindo medalhas de ouro, prata e bronze e menções honrosas.

As aulas acontecem aos sábados pela manhã e preparam para as olimpíadas de Matemática. Foto: Divulgação

As aulas do Polo são ministradas aos sábados de manhã, no Centro Politécnico, começando no dia 7 de abril e com previsão de término no começo de dezembro. O ensino acontece no Centro Politécnico da UFPR, com salas divulgadas um pouco antes do início do curso pelo calendário que é repassado aos alunos.

Seleção

Para se candidatar a uma vaga, os interessados devem entrar no site do projeto e se inscrever no Polo POTI de Curitiba.

No dia 23 de março, haverá uma prova de seleção com os candidatos no prédio de Ciências Exatas, no campus Centro Politécnico. Os alunos selecionados receberão um e-mail confirmando a inscrição e contendo informações sobre o curso.

O responsável pelo projeto na UFPR é o professor Diego Otero, do Departamento de Matemática. Alunos da graduação e pós-graduação, ligados ao departamento, participam do projeto como voluntários, auxiliando nas aulas.

Polo Olímpico de Treinamento Intensivo
Inscrições no site http://poti.impa.br/ de 26/02 à 18/03
Prova de seleção: 24/03 – Prédio de Ciências Exatas (Centro Politécnico)
Início das aulas: 07/04

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.