A equipe vencedora, que desenvolveu o projeto Hidrolab. Imagem: Leonardo Bettinelli.
Um grupo de 25 alunos de graduação do curso de Design de Produto da UFPR apresentou hoje em Curitiba (dia 23), a uma banca de cinco professores estrangeiros, em inglês, os projetos que desenvolveram para a disciplina “Design of Product-Service Systems towards a Distributed”. No final, também houve a premiação da equipe que criou o melhor projeto – o Hidrolab, que possibilita o monitoramento de sistemas de água das casas da Cohab com o uso do celular. O grupo participará de uma competição internacional do gênero que ocorrerá em outubro, em Milão (Itália).
Com 30h de duração, a disciplina começou a ser desenvolvida há duas semanas e foi oferecida em inglês, alinhando-se aos esforços de internacionalização da UFPR. Além do desafio de elaborar e de apresentar os projetos neste idioma, os alunos foram estimulados a desenvolver conceitos inovadores para o uso racional da água em moradias voltadas a populações de baixa renda. A apresentação ocorre um dia após o Dia Mundial da Água.
Ceshin: “A principal contribuição é a produção de material didático para a formação de futuros designers que sejam capazes de desenvolver soluções social, ambiental e economicamente melhores”. Imagem: Leonardo Bettinelli.
O curso corrresponde a uma das etapas do projeto International Learning Network on Sustainability (LeNSin), financiado pelo Programa Erasmus, que objetiva a produção de material didático a ser distribuído gratuitamente e apoiar o professor na formação de alunos de design com conhecimentos de sustentabilidade. A UFPR tem como parceiros neste projeto a Brunel University (da Inglaterra), a Srishti Institute of Art, Design and Technology (da Índia), a empresa brasileira Tigre e ainda a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab-CT).
Participaram da banca os professores Fabrizio Ceshin (Brunel University, Inglaterra), Muralidhar Reddy (India), Ritu Sonalika (India), Aine Petrulaityte (Lituânia), Leonardo Castillo (Colombia, UFPE) e Ranjani (India).
Design e sustentabilidade
O professor Aguinaldo dos Santos, coordenador do Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR, Imagem; Leonardo Bettinelli.
O professor Aguinaldo dos Santos, coordenador do Núcleo de Design e Sustentabilidade da UFPR, disse que quatro turmas de todos os períodos do curso participam do projeto, voltado a famílias com renda de até R$ 1,6 mil/mês. “O desafio do pessoal é não apontar o perfil do produto, mas um serviço, com visão sistêmica”, comentou.
O professor Fabricio Ceshin destacou o fato de o projeto desenvolver conhecimento e material didático visando a economia distribuída, com a participação de atores locais. “A principal contribuição é a produção de material didático para a formação de futuros designers que sejam capazes de desenvolver soluções social, ambiental e economicamente melhores”, avaliou.
O estudante Leonel da Silva Nichelle, do 3º período do curso, disse que a experiência foi muito boa. “Foi a primeira vez que tivemos aulas com professores do Exterior. Também tivemos um bom conteúdo novo para o desenvolvimento do projeto, no caso, um sistema para distribuição de água para pessoas em situação precária”, comentou.
Uso racional da água
O diretor-executivo de Marketing, Vendas e Inovação da Tigre, Luiz Roberto Ferreira, disse que a empresa se envolveu no projeto porque se sente socialmente responsável e procura contribuir com a sociedade – no caso, o meio acadêmico. “Os projetos apresentados pelos alunos se identificam com os objetivos da Tigre de trazer mais segurança, economia e o uso racional da água, criar caminhos para lidar com um problema que se torna cada vez maior – a escassez da água”, disse.
A engenheira-sênior de inovação da Tigre em Joinvile, Ana Lúcia Silva, lembrou que, embora a empresa tenha parceria com a UFPR na área de design e sustentabilidade desde 2008, foi a primeira vez que a aliança envolveu uma disciplina optativa. “Esperamos ter bons frutos porque a área de inovação da empresa está muito interessada no desafio do uso racional da água”, comentou. “Nosso objetivo principal é trazer a metodologia que está sendo desenvolvida para a criação de soluções sustentáveis. Vamos levar estas ideias para ver se elas têm sinergia com o que nós já elaboramos”.
Em edital com data desta terça-feira (22), a Comissão Eleitoral e Escrutinadora (CEE) publicou a lista de chapas […]
Atendimento é voltado para servidoras, alunas e comunidade externa à instituição, em consultas presenciais ou on-line A Universidade […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) será, pela sexta vez, sede da Jornada de Agroecologia em Curitiba. O […]
O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná (PPGENF/UFPR) está com processos seletivos abertos por […]