Alunos de Design apresentam trabalho no Chile

17 junho, 2024
13:30
Por Bruna Soares
Ensino e Educação

Os estudantes estiveram na Universidade de Valparaíso para apresentar sobre design e mobilidade urbana.

Durante os dias 4, 5 e 6 de Junho ocorreu o 9° Congresso Latino-Americano de Design, na Escuela de Diseño da Universidade de Valparaíso, no Chile. O tema dessa edição foi “Pegadas Territoriais”, e os alunos Eduardo Stocco (Design Gráfico), Felipe Roehrig Pacheco e Gabriel Siatkovski (Design de Produto) apresentaram sua pesquisa intitulada “Design Ativismo e Mudança para Comportamento Sustentável”, onde discutem e analisam as atividades do grupo Pedal da Universidade Federal do Paraná (UFPR) como uma ação ativista, que sensibiliza e incentiva as pessoas para a mudança de hábitos, tendo a bicicleta como foco.

Foto: Moises Elias Olguin

O evento organizado pela Red de Carreras de Diseño en Universidades Públicas Latinoamérica (DISUR) ocorre desde 2007, reunindo mais de 70 cursos de Design da América-latina. Com apresentações, palestras e oficinas, o encontro proporciona oportunidades de compartilhar conhecimentos e experiências, fortalecendo os laços do design latino-americano. 

Universidade de Valparaíso. Foto: Felipe Roehrig

A pesquisa apresentada pelos alunos reflete sobre as práticas e ações do grupo Pedal UFPR, que a mais de dois anos convida a comunidade interna e externa da universidade a pedalar pelas ruas de Curitiba e discutir sobre a ocupação do espaço urbano e a diminuição da centralização do uso do carro nesse ambiente. O grupo nasceu por iniciativa dos próprios alunos a partir de suas vivências diárias no uso da bicicleta, assim como a participação no Programa de Extensão Ciclovida UFPR e da gestão do Centro Acadêmico de Design (CAD) da época.

Foto: Felipe Roehrig

O resultado da pesquisa poderá ser acessado nos anais do evento a partir de setembro deste ano.

“Foi uma oportunidade incrível para divulgar um pouco da nossa atuação ativista. A disputa pelo espaço da bicicleta na cidade é crucial se quisermos realmente pensar em cidades inteligentes e sustentáveis.”, disse Eduardo Stocco. 

Além da apresentação, os alunos participaram de atividades e palestras do evento, onde puderam trocar experiências com alunos e professores de diversas universidades latinoamericanas. 

“Conhecer trabalhos e pesquisas de outros designers latinoamericanos é importante para avançar em compreensões sobre nosso próprio território e vivências”, pontua Felipe Roehrig. 

Sobre o Pedal  UFPR

O grupo surgiu em abril de 2022, a partir das angústias de estudantes ciclistas que usam a bicicleta como ferramentas de mobilização e sensibilização sobre a organização das cidades e a mobilidade urbana. Os organizadores entendem a universidade como um polo gerador de tráfego na cidade, e seguindo alguns dos princípios do programa de extensão Ciclovida UFPR, acreditam que transformar a universidade em um núcleo irradiador de uma cultura de mobilidade urbana mais ativa, saudável e sustentável servirá como catalisador da discussão para fora do ambiente acadêmico.

Até o momento já foram 19 edições que levaram mais de 450 pessoas para pedalar nas ruas de Curitiba. Cada uma conta com um cartaz de divulgação feito por artistas/designers distintos e muitas vezes com temas específicos, entre eles se destacam o pedal edição arraiá, pedal fotográfico, pedal da 20ª jornada da agroecologia e até mesmo o pedal da Barbie, que terminou no cinema para assistir o filme. Os encontros são sempre divulgados nas redes sociais Pedal e Ciclovida, além de cartazes espalhados pelos campi da UFPR. 

Com informações de Felipe Roehrig Pacheco

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.