Imagem Padrão

Alunos de curso de treinamento em Matemática Olímpica da UFPR são premiados em olimpíadas regionais e nacionais

07 dezembro, 2022
15:42
Por

O Programa de Formação em Matemática Olímpica da UFPR (POTI/TOPMAT) está comemorando os bons resultados obtidos por alunos participantes em competições de Matemática em 2022. Além de receberem premiações, vários alunos foram classificados para competições nacionais, como o Torneio Meninas na Matemática e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas.

Professores, pais e alunos durante a cerimônia de encerramento do POTI/TOPMAT 2022. Fotos: Divulgação

Mantido pelo Departamento de Matemática da UFPR, o POTI/TOPMAT oferece aulas preparatórias para alunos de Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas de Curitiba e região metropolitana interessados em participar de competições da área.

Alunos do Nível 1 em uma aula interativa do POTI/TOPMAT

As aulas acontecem nos sábados pela manhã e são ministradas por cerca de 30 professores, a maioria deles alunos de graduação e pós-graduação em Matemática da UFPR. Os alunos também participam de atividades especiais, como a Maratona Matemática, que acontece uma vez por ano.

Registro do primeiro dia de aula de 2022 para os alunos do Nível 2

O projeto é dividido em três níveis, de acordo com a faixa escolar dos alunos, acompanhando o critério da maior parte das competições: o nível 1 é para estudantes dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental; o nível 2, para oitavos e nonos anos, e o nível 3 é voltado para alunos do Ensino Médio.

Resultados

Na Competição Jacob Palis Júnior de Matemática, realizada pela Associação Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM), com a participação de alunos de todo o Brasil, diversos alunos do programa POTI/TOPMAT receberam premiações e foram indicados para a Olimpíada Brasileira de Matemática, que tem caráter nacional e classificatório para as olimpíadas internacionais. Somando os três níveis, foram três medalhas de prata, cinco de bronze e duas menções honrosas.

Na Olimpíada Paranaense de Matemática (OPRM), alunos do POTI/TOPMAT conquistaram seis medalhas de ouro, catorze medalhas de prata, onze medalhas de bronze e uma menção honrosa. Os primeiros lugares gerais nos níveis 1 e 2 da OPRM são alunos do POTI/TOPMAT. Esses alunos, assim como os demais medalhistas de ouro, foram indicados para participar da Olimpíada Brasileira de Matemática.

Equipe de professores do Nível 1 do POTI/TOPMAT

Além disso, diversos estudantes do projeto foram classificados para as segundas fases do Torneio Meninas na Matemática.

O coordenador do Nível 2 e professor de Álgebra no projeto, Dyckson Ternoski, afirma que é gratificante ver o esforço dos alunos sendo recompensado. “Eles estudaram muito ao longo do ano, realizando centenas de exercícios olímpicos, tarefas de casa semanais e também simulados objetivos e discursivos no POTI/TOPMAT, tudo com o objetivo de prepará-los para as Olimpíadas. E agora, ao fim do ano, temos o privilégio de ver que a dedicação de nossos estudantes foi recompensada”, afirma Ternoski, que é aluno do curso de graduação em Matemática da UFPR.

Em 2023, as inscrições para o projeto POTI/TOPMAT serão abertas no início de fevereiro. Podem se inscrever alunos de escolas públicas e particulares de Curitiba e região metropolitana. Mais informações sobre como participar serão divulgadas em janeiro, no site do projeto: http://poti.ufpr.br/.

Por Assessoria de Comunicação do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR

Sugestões

09 setembro, 2025

Ação busca valorização da comunidade surda ao longo do mês de setembro  No dia 26 de setembro acontece […]

08 setembro, 2025

Resultado da ação humana, seja por acidente ou negligência, a introdução de animais e plantas exóticas que se […]

06 setembro, 2025

Professora Maria Amélia Sabbag Zainko, falecida em 2024, recebeu uma homenagem póstuma, realizada no Setor de Educação Profissional […]

05 setembro, 2025

Conciliar a maternidade com a vida universitária ainda é um desafio presente em todas as instituições de ensino […]