Em atividade fora de rotina intitulada ‘O essencial é invisível aos olhos’, estudantes de Ciências Biológicas da UFPR compareceram, nesta segunda-feira, dia 4, à Escola Osny Macedo Saldanha, associada ao Instituto Paranaense de Cegos em Curitiba.
Lá, ministraram para 27 alunos portadores de deficiência visual o tema “Os Peixes – Anatomia e Ecologia’. Trinta e cinco peças, taxidermizadas ou preservadas em via úmida, foram disponibilizadas para manuseio, sob orientação individual dos alunos da UFPR.
As crianças e os adolescentes tiveram assim uma oportunidade ímpar de conhecer esses animais, ao mesmo tempo em que recebiam dos orientadores explicações sobre forma do corpo e história natural de peixes marinhos e de rios.
Para os estudantes de Ciências Biológicas e o professor Paulo de Tarso Chaves, da disciplina Zoologia IV (Departamento de Zoologia), a atividade foi muito gratificante, tanto pelo contato humano como pela exposição a outros tipos de questionamentos, próprios de quem dispõe de uma singular perspicácia (sobretudo através do tato) no exame de peças anatômicas.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Rute Marques
Conversa versou sobre participação cidadã nos rumos das instituições públicas A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu, na […]
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Licenciatura em Letras Libras (Língua Brasileira de Sinais) da UFPR. São 30 vagas, das quais 22 para pessoas surdas e 8 para ouvintes.
Para guiar práticas do movimento de ciência aberta, pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) lançam o livro […]
No último sábado (26), o pátio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi palco do Festival […]