Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos da UFPR ganham premiação internacional do Street Design Challenge 2023

Estudantes do curso de Design de Produto e de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participaram do “Street Design Challenge 2023”, um desafio internacional organizado pela Rede de Cidades Criativas da Unesco, em outubro de 2023. Na última edição a equipe da UFPR foi a vencedora geral do desafio.

Também participaram desta edição  times da FAE e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UFTPR) de forma simultânea ao lado das cidades de Querétaro (México), Wuhan (China), Kortrijk (Bélgica), Mérida (Espanha), Montreal (Canadá), Belo Horizonte e Fortaleza (Brasil), todas integrantes da Rede de Cidades Criativas da Unesco.

Estudantes de Curitiba participam do Street Design Challenge 2023 com desafio sobre as mudanças climáticas. Foto: Guilherme Zuchetti

O desafio esse ano tinha como tema “Urbanismo Tático para Reduzir Ilhas de Calor” e funcionou em formato de hackaton, onde todas as equipes tiveram um final de semana para trabalhar com um briefing detalhado sobre uma rua de outra cidade participante. 

Cada equipe ficou responsável por solucionar o caso de uma rua em Montreal, no Canadá, onde cada universidade com suas respectivas equipes de Design e Arquitetura desenharam alternativas, projetaram soluções e entregaram separadamente suas propostas de melhoria.

Foto: Equipe UFPR

A equipe da UFPR estava composta pelos estudantes Felipe Roehrig, Gabriel Siat, Julia Fernandes e Pedro Morais, do curso de Design de Produto, e Tatiane Carvalho, estudante de Arquitetura e Urbanismo. Os professores Ken Fonseca, do Departamento de Design, e Cristina Lima, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, foram responsáveis por orientar o grupo.

Foto:  Felipe Roehrig

Nesta edição, a equipe da UFPR foi premiada na categoria “Communication Design”, essa menção honrosa é atribuída à equipe com a proposta mais destacada na área, sendo avaliada pelos padrões de clareza de informação, impacto visual, coesão conceitual, storytelling, técnica de apresentação, usabilidade e acessibilidade.

O vídeo do projeto pode ser acessado por este link. As informações completas do evento, podem ser consultadas aqui

Sugestões

Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...
UFPR recebe visita visita de cortesia da cônsul-geral do Canadá
O reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, recebeu  nesta quinta-feira...
UFPR lança plataforma de dados espaciais gratuita
Iniciativa do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais disponibiliza informações inéditas...
UFPR é destaque nacional no QS World University Rankings 2024
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi reconhecida mais uma vez como uma das melhores universidades...