Imagem Padrão

Alunos criam contador de cédulas para cegos

09 março, 2010
00:00
Por

O resultado do trabalho de conclusão do curso de ambos foi noticiado com destaque, na semana passada, pelo site da revista ‘Ciência Hoje’.

O aparelho desenvolvido pelos estudantes é uma espécie de minicomputador que realiza a leitura óptica do papel moeda e em seguida emite um sinal sonoro para informar o valor da cédula. O processo todo, segundo os alunos, leva menos de um segundo.

De acordo com o orientador do trabalho, Marlio Bonfim, um aparelho semelhante já havia sido desenvolvido em Curitiba. ‘Mas o dispositivo era grande e pesado’, lembra o engenheiro. ‘Além disso, ele demorava de 10 a 15 segundos para fazer cada leitura’, complementa ele. Ou seja: o dispositivo era pouco prático para atender a demanda cotidiana dos deficientes visuais.

Nos Estados Unidos e no Canadá já existe um leitor de cédulas semelhante que parece funcionar de forma satisfatória, já que é distribuído pelo Banco Central do Canadá a todos os cegos do país. Mesmo assim, segundo os pesquisadores, o aparelho da UFPR apresentaria vantagens. ‘O problema é que lá o equipamento custa cerca de US$ 300. O nosso sai por menos de R$ 80’, afirmam.

O dispositivo brasileiro já está pronto para funcionar. E continuará assim, mesmo quando as cédulas de real mudarem, o que está previsto para acontecer até 2012, segundo o Banco Central. ‘Quando acontecer, basta reprogramar os padrões de leitura, o que é relativamente fácil’, dizem os pesquisadores.

A ideia agora é liberar na internet tanto o código do software quanto o esquema de montagem do dispositivo, para que pessoas com algum conhecimento em eletrônica possam fabricar o leitor em casa. Mesmo assim, a UFPR já se tornou responsável pela administração da patente, para evitar eventuais cópias ou apropriações indevidas.

Informações sobre o projeto podem ser obtidas com o professor Marlio, pelo e-mail marliob@eletrica.ufpr.br

Foto(s) relacionada(s):


Protótipo do leitor de cédulas, ainda sem acabamento externo
Foto: Ricardo Cruz

Fonte: Sandoval Matheus, com informações da revista Ciência Hoje

Sugestões

11 julho, 2025

Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]

10 julho, 2025

O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]

10 julho, 2025

A iniciativa Oficina de Redações Enem, mantida por estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está […]

10 julho, 2025

O Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (Celin-UFPR) divulgou o calendário de inscrições para […]