Aluno da UFPR recebe premiação na 47ª Reunião Anual da SBQ

19 junho, 2024
12:00
Por Bruna Soares
Ensino e Educação

No período de 22 a 25 de maio aconteceu a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química,  no centro de convenções do hotel Monte Real em Águas de Lindóia/SP.  Nesta edição o tema foi “A centralidade da Química na educação do cidadão e na inovação científica e tecnológica“.

O estudante de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Luiz Natan Pedroso Honorato Silva, recebeu premiação como um dos melhores painéis na área de Química Inorgânica, com o trabalho: “Cobalt hydroxide chloride salt as catalyst for the Brilliant Green dye bleaching reaction”. 

Luiz é  estudante de Iniciação Científica, sob coordenação do professor Guilherme Sippel Machado, do Campus Pontal do Paraná – Centro de Estudos do Mar,  da UFPR (CPP-CEM/UFPR). 

Foto: Arquivo pessoal

“Receber a premiação foi uma honra imensa e um reconhecimento do esforço e dedicação que investi na minha pesquisa. Isso representa não apenas um marco pessoal, mas também um incentivo para continuar buscando a excelência na química e contribuir significativamente para a comunidade científica”, pontua Luiz Natan. 

Na pesquisa apresentada foi  investigado a ação de sólidos do tipo hidroxissais lamelares para a reação de degradação do corante orgânico Verde Brilhante, um corante de interesse na indústria têxtil, na tentativa de proposição de novas alternativas utilizando a catálise heterogênea para remediação deste tipo de resíduo. Durante o evento foram apresentados os resultados parciais da síntese e caracterização de um hidroxissal de cobalto e do seu uso promissor como um catalisador para a reação investigada.

Essa foi a primeira vez que Luiz Natan participa de um congresso. “Foi uma experiência marcante, que exigiu a elaboração cuidadosa de um resumo detalhado do meu projeto de pesquisa e uma dedicação intensa à prática da apresentação, para assegurar uma comunicação efetiva e precisa das minhas descobertas”, disse 

Foto: Arquivo pessoal

O trabalho apresentado por ele teve resultados promissores, indicando novas possibilidades para aplicações práticas no campo da química. “ Eu pretendo como próximos passos aprofundar a pesquisa para explorar mais a fundo as implicações dos resultados obtidos e trabalhar na publicação de um artigo em uma revista científica. Além disso, planejo continuar apresentando em congressos futuros para compartilhar o progresso e receber um feedback valioso da comunidade científica”, afirma Pedroso. 

Na abertura da  conferência tivemos ainda  a participação do professor de Química da UFPR, Aldo Jose Gorgatti Zarbin, que trouxe a temática:  “A química surpreendente dos nanomateriais: quando um prefixo faz toda a diferença”. Veja o vídeo completo no canal do Youtube da SBQ

Sugestões

18 julho, 2024

Cartazes e panfletos resultantes da parceria de projetos de extensão serão apresentados em evento aberto à comunidade nesta sexta-feira (19) no Campus Jardim Botânico, em Curitiba.

18 julho, 2024

Respeitada a disponibilidade orçamentária institucional, a Prograd pode disponibilizar até 500 vagas de monitoria, das quais 100 serão reservadas à modalidade Fluxo Acadêmico.

18 julho, 2024

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), através da rede Coalizão Paraná pela Década do Oceano, em parceria com […]

17 julho, 2024

Pesquisadores do C3SL e do VRI vão trabalhar com IA sobre o arquivo histórico da Academia de Ciências de Berlim-Brandemburgo.