Evento reunirá pesquisadores diversas instituições entre os dias 20 e 22 de agosto, na Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Entre os dias 20 e 22 de agosto, a UFPR receberá o V Simpósio de História e Arte, um encontro que reunirá pesquisadores para discutir os entrelaçamentos entre arte, memória e narrativas insurgentes. Com o tema “Passados Por Vir: Poéticas Insurgentes”, o evento ocorrerá na Sala Homero de Barros, no Campus Reitoria da universidade. Para participar é necessário inscrever-se pelo site do evento e pagar a taxa no valor de R$25,00.
O simpósio é fruto de uma articulação entre diferentes grupos de pesquisa e programas de pós-graduação: o Núcleo de Artes Visuais (NAVIS), a linha Arte, Memória e Narrativa (AMENA/PPGHIS/UFPR) e a linha Teoria, Crítica e História da Arte (TCHA/PPGAV/UNESPAR). A coordenação é de Artur Freitas, Rosane Kaminski e Vinícius Honesko.
Com conferências, mesas-redondas e debates, a programação propõe refletir sobre o papel da arte diante de um presente fragmentado, marcado por catástrofes históricas, crises políticas e utopias. A proposta é pensar a arte como prática capaz de restaurar laços sociais e, ao mesmo tempo, como testemunho crítico do tempo em que vivemos.
A abertura do evento acontece no dia 20 de agosto, às 19h, com a conferência “Mulheres modernistas: reconhecimento e generificação”, proferida por Ana Paula Simioni, professora da USP e referência nos estudos de gênero e história da arte brasileira.
No dia 21 de agosto, duas atividades movimentam a programação. Às 15h, a mesa “Memória e Insubmissão da Linguagem” reúne Ilana Goldstein (UNIFESP), com uma fala sobre arte indígena e procedimentos (re)antropofágicos, e Manoel Ricardo de Lima (UNIRIO), que discutirá formas de escuta, montagem e resistência a partir da ideia de uma “biblioteca espectral”. À noite, às 19h, a conferência “Recordar, partilhar e elaborar: estratégias políticas para lidar com o trauma”, será apresentada pela psicanalista e professora Tania Rivera (UFF).
Encerrando o evento, no dia 22 de agosto, ocorre a mesa “Políticas do Tempo”, às 15h, com as participações de Eduardo Pellejero (UFRN), que falará sobre ritmos e utopias temporais, e Alex Calheiros (UnB/Museu da Inconfidência), com uma análise crítica sobre museus coloniais e possíveis formas de desorganização institucional. A conferência de encerramento, às 19h, será da pesquisadora argentina Ana Bugnone (Universidad Nacional de La Plata), que abordará o embate entre imagem e poder em “Arte e hegemonia: entre a persistência das imagens e a iconoclastia”.
V Simpósio de História e Arte – “Passados Por Vir: Poéticas Insurgentes”
Data: De 20 a 22 de agosto de 2025
Local: Sala Homero de Barros, 1º andar do Ed. D. Pedro I – UFPR – Rua General Carneiro, 460 – Centro
Inscrições: https://www.gruponavis.com.br/simposio5
Chamada para envio de resumos nos 31 Grupos de Trabalho segue até 31 de agosto A Universidade Federal […]
Cursos serão na modalidade presencial, em Curitiba, e são abertos à comunidade interna e externa O Centro de […]
Evento ocorrido no Salão Nobre do Setor de Ciências Jurídicas reuniu autoridades, estudantes e movimentos sociais, em prol […]
A Sala Arte, Design e Cia, no Edifício Dom Pedro I – Reitoria da UFPR, recebe até o […]