UFPR e Ridesa apresentam novas variedades e cana-de-açúcar em Dia de Campo

24 maio, 2023
11:54
Por Jéssica Tokarski

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove, na próxima quarta-feira (31), o tradicional “Dia de campo” com a divulgação do manejo de 21 novas variedades RB de cana-de-açúcar liberadas pela Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento Sucroenergético (Ridesa).

As atividades e trabalhos realizados no Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-Açúcar (PMGCA/UFPR/Ridesa) também serão abordadas no evento, que ocorrerá na Estação Experimental da UFPR em Paranavaí, a partir das 9 horas.

Serão apresentadas cultivares indicadas para diferentes ambientes de produção no Brasil e no estado do Paraná, sendo quatro delas desenvolvidas pela UFPR, cinco pela Federal de São Carlos (UFSCar), seis pela Federal de Alagoas (UFAL), uma pela Federal de Goiás (UFG), uma pela Federal de Viçosa (UFV), uma pela Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e três pela Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Também haverá divulgação de novos materiais que estão em fase de desenvolvimento e que têm apresentado excelente desempenho nas experimentações conduzidas no estado.

UFPR na Ridesa

Desde 1992, o PMGCA, vinculado ao Departamento de Fitotecnia e Fitossanidade da UFPR, já desenvolveu dez variedades de cana-de-açúcar. Em 2021, em conjunto com a Ridesa, liberou 21 novas variedades.

Ridesa

A Ridesa é formada por um convênio de cooperação técnica entre dez universidades federais, do qual a UFPR faz parte. Atualmente, a rede é o principal núcleo de pesquisa canavieira no âmbito do Governo Federal, desenvolvendo as cultivares denominadas República do Brasil (RB).

Sugestões

02 outubro, 2025

Estudantes de graduação poderão ministrar oficinas e receber bolsas; comunidade também pode participar de modo voluntário. Inscrições até […]

02 outubro, 2025

Com profundo pesar, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) comunica o falecimento do professor aposentado Luiz Vamberto de […]

01 outubro, 2025

Qual a visão que os paranaenses têm sobre ciência e tecnologia? Este foi o tema da Pesquisa de […]

01 outubro, 2025

Caminhabilidade marca cidades com boa qualidade de vida e norteou o projeto Caminhar Curitiba para avaliar trajeto de […]