O Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) chega à 25ª edição de forma presencial e em formato de redes, sendo realizado de 8 a 10 de novembro, em sete estados e 11 cidades, simultaneamente. Em Curitiba, professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) fazem parte do Núcleo de Referência local, organizando as atividades com docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Instituto Federal do Paraná (IFPR).
O tema do XXV SNEF é “Laços e nós do ensino de Física”. “A proposta é aproximar as discussões ligadas ao estado da arte no ensino de Física em relação a professores e estudantes da licenciatura em Física de Curitiba e do Paraná”, explica a professora Camilla Karla Brites Queiroz Martins de Oliveira, do departamento de Física da UFPR e coordenadora do comitê local do evento.
A ideia de realizar um evento em redes, acontecendo em várias cidades, foi unir esforços e dividir a tarefa de criar um simpósio presencial, como oportunidade de diálogo, troca e a favor da educação, da ciência e da democracia. As atividades serão realizadas por Núcleos de Referência no Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
A programação completa e o link para inscrições estão disponíveis no site do XXV SNEF em http://www1.fisica.org.br/~snef/xxv/index.php/pt/ .

Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]