A Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Sucroenergético (Ridesa) – principal núcleo de pesquisa canavieira no âmbito do Governo Federal – realiza, entre os dias 22 a 24 de outubro, a Reunião Técnica Anual da Ridesa, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.
O encontro, que receberá cerca de 120 pesquisadores, visa fortalecer as relações de trabalho, pesquisa e interação entre todos os profissionais da Rede. Ao longo do evento, integrantes das dez universidades envolvidas no projeto realizarão palestras e apresentações sobre as pesquisas desenvolvidas na área.
A Ridesa
A Ridesa tem como objetivo a obtenção de cultivares RB de cana-de-açúcar, por meio da colaboração da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Federal de Alagoas, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal de São Carlos e Universidade Federal do Paraná.
Entre as principais ações da rede, destacam-se o intercâmbio anual de genótipos e o intercâmbio de conhecimento. O intercâmbio de genótipos RB permite que todas as universidades conduzam experimentações e distribuam novos genótipos promissores de cana-de-açúcar a seus parceiros. Além disso, o intercâmbio de conhecimento é um dos alicerces da Ridesa, buscando promover anualmente atividades que incentivem a troca de experiências e a colaboração entre as instituições.
A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]
O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]