Entre os dias 18 e 23 de agosto, será realizada a mostra “Maquinar mundos: ativismos e direitos”, realizado pelo projeto de extensão de mesmo nome — que está completando 5 anos — sediado no curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A iniciativa busca reunir arte, ativismo e direitos humanos em uma série de ações e reflexões colaborativas. O evento é organizado pelo professor Leandro Franklin Gorsdorf, com a colaboração dos estudantes, e conta com a coordenação dos professores Ângela Fonseca e Thiago Hoshino.
Durante seis dias, a programação contará com a presença de grupos de artistas, ativistas, coletivos culturais e movimentos sociais, que promoverão oficinas, exposições, performances, rodas de conversa e intervenções urbanas. O objetivo é provocar reflexões sobre o papel da arte como ferramenta de transformação social e resistência política, articulando práticas artísticas e engajamento social em torno de pautas relacionadas aos direitos humanos.
Segundo os organizadores, o evento pretende “maquinar mundos”, ou seja, imaginar e construir, de forma coletiva, outras possibilidades de existência a partir de práticas que atravessam estética, ética e política. A mostra acontecerá na sala 200 do prédio histórico com entrada gratuita.

Serviço
Evento: Maquinar mundos: artivismos e direitos
Data: 18 a 23 de agosto de 2025
Horário: 14h
Local: Sala 200 – Prédio Histórico da UFPR, Praça Santos Andrade, Centro
Entrada gratuita
Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]