Professor da UFPR presidirá conferência sobre cotas nas pós-graduações, em Minas Gerais

24 maio, 2017
13:44
Por

O professor-doutor Paulo Vinícius Baptista da Silva, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFPR, presidirá  conferência sobre o tema “Cotas na pós-graduação”.

Promovido pela Pró-Reitoria  de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Diretoria de Ações Afirmativas, o encontro começa às 8h30 desta quinta-feira (dia 25), no Anfiteatro das Pró-Reitorias da Universidade.

O professor Paulo Vinícius foi convidado a conduzir os trabalhos porque é pesquisador e especialista em temas como relações raciais, racismo, políticas afirmativas, construção social da infância e políticas para a infância, dentre outros.

Debates

O objetivo da conferência é estabelecer uma comissão para conduzir as discussões a respeito do tema na Universidade. Isto porque, em maio de 2016, a Portaria nº 12 do Ministério da Educação estabeleceu um prazo de 90 dias para as instituições de educação superior apresentarem propostas de inclusão de negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência em seus programas de pós-graduação.

De acordo com o MEC, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ficou responsável pela organização de uma base de dados que informe o número de negros, indígenas e pessoas com deficiência nos programas de pós-graduação com políticas de ações afirmativas das universidades, a partir da base de dados geral dos programas de pós-graduação monitorados pela Capes.

Sugestões

29 dezembro, 2025

Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]

22 dezembro, 2025

Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]

20 dezembro, 2025

Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]

20 dezembro, 2025

Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]