O Bloco é o primeiro da UFPR a receber etiqueta de eficiência energética. Foto: Marcos Solivan (Sucom/UFPR).
O bloco PL, do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná recebe na próxima quinta-feira, dia 24 de junho, às 15 horas, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) de classificação “A”, a nota máxima. É a primeira edificação da UFPR a receber a etiqueta da construção, a quinta de Curitiba e a oitava do Paraná. No Brasil apenas 106 edificações têm a ENCE.
A ENCE Classificação “A” significa que a edificação usa a energia elétrica de forma econômica, sustentável e racional. O bloco PL pertence ao Setor de Tecnologia, que fica no Centro Politécnico da UFPR. “Este é um passo importante no caminho para termos prédios mais sustentáveis e que buscam a neutralidade na emissão de CO2 na atmosfera”, afirma o professor James Baraniuk, do curso de Engenharia Elétrica da UFPR.
Evento
O evento será transmitido pelo canal do Energi UFPR do Youtube. Depois da etiquetagem do prédio, os professores James Baraniuk e a professora Milena Correa Sampaio vão palestrar sobre Oportunidades e Desafios na Etiquetagem de Edificações.
Etiquetagem
A ENCE é uma etiqueta do Inmetro, do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) e informa sobre o desempenho energético de equipamentos e edificações. A classificação é categorizada em cores e letras, que varia de A (cor verde, mais eficiente) a E (cor vermelha, menos eficiente).
A listagem completa das edificações etiquetadas, incluindo projetos e construções por inspeção, está neste link.
Energi
Energi é um programa desenvolvido na UFPR focado em otimização da produção, distribuição e consumo de eletricidade. O objetivo é estimular o conhecimento científico com projetos de pesquisa e desenvolvimento focados em eficiência energética, redução dos gastos com eletricidade e desenvolvimento de fontes renováveis de energia, otimização dos meios de transmissão e estímulo ao consumo consciente.
O trabalho é realizado por meio de parceria entre a UFPR, a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), com o convênio da Companhia Paranaense de Energia (COPEL) e regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), além da colaboração de professores, servidores e alunos do Departamento de Engenharia Elétrica, Departamento de Arquitetura, Departamento de Física, Setor de Artes, Comunicação e Design e Superintendência de Infraestrutura da universidade.
Quem quiser conhecer mais sobre o Energi pode clicar aqui.
Biossensor, fertilizante e turbina noticiados pela revista Ciência UFPR são agora inovações reconhecidas publicamente.
Encerrada a votação para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) nos conselhos superiores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) […]
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]