O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas em processo seletivo para os cursos de mestrado e doutorado, com ingresso a partir de março de 2021.
São 11 vagas de mestrado e 11 de doutorado, dentro das áreas de concentração e linhas de pesquisa do PPGBCM, conforme editais (aqui e aqui). As inscrições vão até o dia 15 de fevereiro na página do programa e o resultado final será divulgado no dia 22 de março.
O processo seletivo ocorrerá entre os dias 22 a 25 de fevereiro, de forma remota. Para o mestrado, a avaliação consistirá em: avaliação oral de biologia celular e molecular; prova de inglês e análise de currículo lattes. Já os interessados em uma das vagas de doutorado deverão passar por: prova escrita de biologia celular e molecular; análise de artigo científico e análise de currículo lattes.
A distribuição de bolsas será feita pela ordem de classificação dos candidatos e estará condicionada à disponibilidade das agências de fomento ao programa, conforme disposto em edital.
O PPGBCM foi criado em 1978, com o nome de Pós-Graduação em Morfologia. Em 1987, o programa foi reformado para incluir o campo da biologia celular e, desde 2002, oferta curso de doutorado. Hoje, o Programa inclui docentes dos departamentos de Anatomia, Biologia Celular, Bioquímica e Biologia Molecular, Fisiologia e Patologia Básica da UFPR e do Instituto Carlos Chagas (ICC – FioCruz). Desde a sua criação até o final de 2020, foram defendidas 328 teses de mestrado e 148 dissertações de doutorado.
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]
Ferramenta desenvolvida por equipe de técnicos, pesquisadores e estudantes da instituição está com versão beta em discussão na […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) lamenta o falecimento do matemático Jacob Palis Júnior, ex-diretor-geral do Instituto de […]