Palestra do Depac aborda nomes e sobrenomes poloneses – 21 de julho, com professora da Polônia

19 julho, 2021
16:19
Por

O Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas (Depac) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) convida as comunidades interna e externa para a palestra “Nomes e sobrenomes poloneses – antigamente e hoje em dia”. O evento virtual será realizado no dia 21 de julho, das 17h às 19h, pelo canal da Pós em Letras no YouTube. Ewa Nowak-Pasterska, professora da Universidade de Adam Mickiewicz, de Poznań, na Polônia, será a ministrante.

Alicja Goczyła Ferreira, docente do Depac, fará a mediação. “As reflexões acerca da história da antroponímia polonesa serão acompanhadas das informações sobre os nomes e sobrenomes poloneses contemporâneos. Serão apresentados os mais comuns hoje em dia e a sua declinação”, informa a professora.

O tema será apresentado sob as perspectivas histórica, social e cultural. Origem, significados antigos, desenvolvimento ao longo dos séculos e motivos da preferência entre os poloneses por determinados sobrenomes serão tópicos abordados. A palestra, proferida em polonês, contará com tradução consecutiva para o português. 

A atividade é promovida pelo curso de Letras Polonês, pelo Centro de Estudos Poloneses, pelo Kurytybski Klub Studenta e pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPR, em parceria com o Observatório Polonês da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus União da Vitória, e o Clube Literário Władysław Reymont, de Porto União da Vitória. 

Sugestões

27 agosto, 2025

Mais de 600 jovens, com idade entre 15 e 29 anos, são vítimas de assassinato a cada ano […]

27 agosto, 2025

Encontro faz parte de semana voltada ao enfrentamento de violências no ambiente acadêmico A Universidade Federal do Paraná […]

26 agosto, 2025

Evento reuniu autoridades e comunidade acadêmica, e contou com homenagens e apresentação do Coro da UFPR Por UFPR […]

25 agosto, 2025

Na mostra, podem ser conferidos 30 obras feitas em suportes como cerâmica, tecidos tingidos com tinta de solo, […]