A Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) dá início à sua Temporada 2025 com um concerto especial em celebração ao bicentenário de nascimento de Johann Strauss II e os 150 anos de Maurice Ravel. As apresentações serão realizadas nos dias 13 e 15 de maio, às 20h, no Teatro da Reitoria da UFPR, com entrada gratuita.
A abertura do programa será com “Die Fledermaus” (O Morcego), de Johann Strauss II, peça que sintetiza a leveza, o humor e o brilho característicos das operetas vienenses. Na sequência, a Filarmônica tem a honra de apresentar dois solistas integrantes da própria orquestra, reafirmando seu compromisso com a valorização e projeção de jovens talentos.
O violoncelista Bruno Ramos interpretará a comovente “Élégie”, op. 24, de Gabriel Fauré, enquanto a clarinetista Kari Fragoso será solista no “Concerto nº 3 em si bemol maior”, de Carl Stamitz.
A regência será do maestro titular Márcio Steuernagel. O concerto se encerra com a execução da suíte “Ma Mère l’Oye” (Mamãe Gansa), de Maurice Ravel.

Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]