O Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) e o Grupo de Pesquisa Interinstitucional “Direitos Humanos e Políticas de Memória” (DIHPOM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promovem o III Colóquio Internacional de Direitos Humanos e Políticas de Memória, no período de 11 a 13 de abril, em Curitiba.
O evento, que será realizado no formato presencial, tem como temas centrais reflexões sobre deslocamentos populacionais contemporâneos, cosmopolitismos, estratégias de proteção a refugiados e apátridas.
Como desdobramentos temáticos serão especialmente contempladas pesquisas que versam sobre as múltiplas exclusões institucionais produzidas por sistemas autoritários, e a violência política induzida pelos Estados e voltada a silenciar, subalternizar ou “descartar” grupos sociais ou minorias étnico-raciais e identitárias que sobrevivem, não raras vezes, por fora das proteções legais.
O III Colóquio também coloca em questão como tais populações esperam e podem reconstruir, agenciar ou redefinir identidades, subjetividades, expectativas à base de experiências práticas, socializações, tessitura de utopias, laços entre línguas e culturas, e recursos simbólicos que minimizam ou neutralizam as severas situações de precariedade.
A conferência de abertura “Memoria, política y exilios em la sociedade contemporânea” será realizada no dia 11, às 20 horas, pela historiadora da Universidad Nacional del Sur (Buenos Aires), Silvina Jensen.
No encerramento, às 20 horas do dia 13, a professora e pesquisadora em teoria e filosofia política da Université de Genève (Suíça), Marie-Claire Caloz-Tschopp, falará sobre “Hospitalidade e cosmopolitismos, vertigem democrática”.
A programação do evento contempla simpósios e mesas-redondas sobre a temática, lançamento de livros e programação cultural. Entre os palestrantes, estão os professores Márcio Oliveira e Roseli Boschilia, da UFPR, além de pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais.
As inscrições de comunicações para os simpósios temáticos devem ser realizadas até o dia 26 de março e os ouvintes podem se inscrever até o dia 9 de abril pelo site do evento.
Biossensor, fertilizante e turbina noticiados pela revista Ciência UFPR são agora inovações reconhecidas publicamente.
Encerrada a votação para representantes dos servidores técnico-administrativos (TAEs) nos conselhos superiores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) […]
O projeto de extensão “Matinhos: Nos ajude a ajudar”, sediado no Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná […]
Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) tiveram seu projeto aprovado na 2ª Chamada Transnacional Conjunta da Parceria […]