Trocas de saberes entre mestres da cultura popular de todo o país. Esse é o objetivo desta primeira edição do Arca, Festival de Cultura Popular, promovido pela Associação Recreativa, Cultural, Assistencial e Educacional, Amigos do Garibaldis e Sacis (ARCAEAGS), em parceria com a Universidade Federal do Paraná . Serão mais de oito horas de músicas, contações de histórias, frevo, maracatu, carnaval, fandango resultando em uma grande festa da cultura popular, no dia 27 de abril, nas Ruínas de São Francisco, em Curitiba.
Integram a programação os grupos locais Maracatu Aroeira, o Grupo Afropretinhosidade, Mandicuera, Bloco Garibaldis e Sacis e entre as apresentações o Festival contará com os contadores de histórias Carlos Daitschman, Alessandro Nascimento, Humberto Soares e Kátia Horn. E, como Mestres de Cerimônias, o Arca contará com a participação dos artistas Richard Rebelo e Geysa Costa.
Como convidados, o Festival contará com a presença do pernambucano Adiel Luna, um dos maiores representantes do “Coco de Roda” do Brasil que fará um show comemorativo, Cantilena, dos seus 25 anos de carreira. E, para encerrar, o rabequeiro, cantor, compositor, mestre de Maracatu Rural Maciel Salu e seu grupo que traz seu show inédito marcado pela fusão de melodias ancestrais e a cultura do Nordeste Brasileiro.
Confira a programação do Arca Festival de Cultura Popular
14h – Abertura
14h15 – Maracatu Aroeira
14h45 – Contação de histórias com Carlos Daitschman
15h – Grupo Afropretinhosidade
15h40 – Contação de História com Alessandro Nascimento
16h – Bloco Garibaldis e Sacis
16h40 – Contação de história com Humberto Soares
17h – Grupo Mandicuera
17h40 – Contação de história com Kátia Horn
18h – Show de Adiel Luna
19h – Show de Maciel Salu e grupo
Esquenta para o Festival: Roda de conversa com os artistas
Como um “esquenta” para o Festival, no sábado, 26, no Casarão da União Paranaense dos Estudantes (UPE), às 16h, será realizada uma roda de conversa com os artistas que se apresentarão no Festival. Será um bate papo aberto ao público com a participação dos artistas que integram a programação e que falarão sobre seus trabalhos e experiências.
Como o objetivo principal do evento é justamente a troca de saberes, este momento será aberto para que os participantes possam conhecer melhor as experiências artísticas dos grupos locais e convidados. Para este evento gratuito será necessário inscrição prévia via Instagram do Festival.
Com informações da assessoria
Após quatro dias intensos de conhecimento, ciência, tecnologia, inovação e cultura, o Universo UFPR 2025 encerrou sua primeira […]
O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]
Nos dois primeiros dias de Universo UFPR, a nova feira de cursos e profissões da Universidade Federal do […]
O Portal da UFPR apresenta, durante os quatro dias do evento, oportunidades profissionais por área de interesse ofertadas […]