A abertura da exposição “Memórias e territórios: colonialismos, racismos e resistências” será realizada no dia 3 de novembro, às 19h, no Campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Os participantes terão direito a certificado. Não é necessário fazer inscrição.
A mostra foi organizada pela equipe do projeto de extensão “Territórios, racialidades, identidades e resistências” e suas ramificações acadêmicas. As ações visam à implementação da Lei 10.639 e da Lei 11.645, relacionadas à obrigatoriedade do ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
“A mesa de abertura falará um pouco da memória e da resistência de seus respectivos grupos. A oposição judaica ao sionismo, a resistência palestina, a prática das religiões afro-brasileiras, resistência indígena e movimento negro. Esses grupos serão representados na exposição”, informa Gabriel Henrique Pereira da Cunha, estudante do curso de História da UFPR e integrante do projeto.
Participarão da mesa Jaguaracy Santana, mameto Nkissi Lembagemim; Arikã José de Paula, cacique da Aldeia Urbana Kakané Porã; Alex Delouya, judeu antissionista e membro do Coletivo Vozes Judaicas por Libertação; Alia Ismail Mohamad, palestina e integrante do Comitê Árabe Brasileiro de Solidariedade – Paraná; e Almira Maria Maciel, militante do Movimento Negro Unificado (MNU).
De acordo com Gabriel, outras exposições já foram realizadas por meio do projeto – com a proposta de reunir diferentes questões coloniais de forma comparativa para maior compreensão do público. “Por exemplo, a questão palestina e a indígena, suas similaridades e formas de resistência”, explica.
A mostra será a primeira do Museu da Igualdade, iniciativa extensionista em ambiente virtual que começa a dar os primeiros passos.
Abertura da Exposição “Memórias e territórios: colonialismos, racismos e resistências”
Data: 03/11/2025
Horário: 19h
Local do evento de abertura: Sala 232B do Campus Rebouças – Rua Rockfeller, 57 – Curitiba
Período para visitação: 3 a 28/11
Horário: 8h – 11h / 13h30 – 16h30
Local: Sala do Centro de Educação Ambiental e Preservação do Patrimônio (Ceapp), em frente ao Auditório Eny Caldeira do Setor de Educação, no Campus Rebouças da UFPR


Animal atendido está em processo de estabilização no CReD-UFPR Por Laboratório de Ecologia e Conservação da UFPR Um […]
Diversidade de sapos pequenos que vivem debaixo da serrapilheira das montanhas da Mata Atlântica expõe existência de microrrefúgios […]
Retrospectiva | Matérias veiculadas pelo Portal UFPR ao longo de 2025 destacaram temas como o Universo UFPR e […]
Retrospectiva | Produção científica da universidade em 2025 impulsionou a inovação, fortaleceu o desenvolvimento social e econômico e ampliou o diálogo com a […]