Logo UFPR

UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Agência de Inovação UFPR comemora 300º pedido de patente e apresenta duas novas plataformas de interação

Reitor da UFPR entrega placa ao professor Carlos Soccol - Foto: Marcos Solivan

Os pesquisadores Carlos Ricardo Soccol, Marcelo Bellettini, José dos Santos, Francisco Vítola, Fernanda Fiorda e Adriane Medeiros receberam nesta quarta-feira (20) certificados e uma placa comemorativa em alusão ao 300º pedido de patente depositado pela UFPR, de responsabilidade do grupo.

A entrega foi feita em evento promovido pela Agência de Inovação UFPR, no auditório da Funpar, que contou com a participação, entre outros, do reitor, Zaki Akel Sobrinho, do vice-reitor, Rogério Mulinari, e o diretor da Agência de Inovação, Emerson Camargo.

O 300º processo com pedido de patente pela UFPR tem o título ‘metodo de obtenção de uma solução nutritiva preparada à base de meio líquido fermentado por micélio de cogumelo’. “Trata-se de uma solução para hidroponia que utiliza um subproduto de outro processo”, explica Soccol. “É uma forma de reduzir a produção de resíduos e do desperdício de água”, diz.

Para o pesquisador, a homenagem recebida deve servir como estímulo aos pesquisadores e como reconhecimento à produção da Universidade . “Foi uma coincidência; o importante é o trabalho contínuo que vem sendo feito.” O grupo liderado por Soccol é o que mais fez pedidos de patente na UFPR: 55, ao todo.

O diretor da Agência de Inovação, Emerson Camargo, ressaltou que apesar de o evento comemorar o marco de 300 patentes, a gestão da propriedade intelectual na UFPR não se guia pelo fator quantitativo. “Por trás de cada uma desses 300 pedidos há um selo de qualidade”, disse.

Emerson Camargo, Zaki Akel e Carlos Soccol na mesa do evento - Foto: Marcos Solivan

De acordo com o último ranking dos maiores depositantes de pedidos de patentes do Brasil – divulgado pelo Inpi em 2011 – a UFPR ocupou o 12º lugar, entre as 50 principais empresas, instituições de ensino superior e institutos de pesquisa nacionais. Foi a mais bem colocada do Sul do país.

Novas ferramentas

No mesmo evento, o coordenador de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação, Alexandre Donizete de Moraes, apresentou duas plataformas online desenvolvidas para facilitar a discussão sobre inovação tecnológica e a transferência de tecnologia entre laboratórios de pesquisa e o setor produtivo.

A primeira, chamada 4NIT, trata-se de um fórum de discussão voltado a núcleos de inovação tecnológica (NIT) de todo o Brasil. Já o SIGUE (Sistema Gerencial Universidade Empresa) funcionará como uma espécie de rede social destinada a colocar em contato empresas interessadas em novas tecnologias e pesquisadores ou grupos de pesquisa que trabalham com o desenvolvimento de produtos inovadores. Segundo Alexandre, as duas ferramentas deverão estar no ar nas próximas semanas.

Célio Yano

Sugestões

Centro de Medicina Veterinária do Coletivo comemora segundo aniversário com ação de adoção de cães
O Centro de Medicina Veterinária do Coletivo (CMVC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) comemora...
Pesquisadores relatam primeira evidência de poluição por biomídias plásticas no litoral do Paraná
As biomídias plásticas (termo usado pela indústria de saneamento) são pequenas peças plásticas perfuradas...
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento passa a integrar o Scimago Journal Rank
A revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento é o periódico científico interdisciplinar...
Ações de divulgação científica da UFPR são apresentadas em encontro internacional na Espanha
As atividades de divulgação científica da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram apresentadas, esta...