O reitor Zaki Akel Sobrinho e equipe estiveram no campus litoral em Matinhos, na terça-feira (13), para participar da reunião quinzenal do Conselho Diretivo. “O projeto Litoral é feito por muitas mãos”, ressaltou o reitor. “Nos últimos anos passamos por uma fase de expansão da estrutura física e do número de servidores”, continuou.
Durante a apresentação, o reitor destacou a expansão do campus nos últimos três anos, que melhorou as condições de trabalho e o ensino à comunidade. Na parte de infraestrutura, foram feitas a manutenção no Centro de Convivência, desde a parte elétrica até a limpeza e pintura, e a construção de rampas para portadores de necessidades especiais. “Se for preciso, nós vamos a Brasília buscar financiamento para atender as demandas ainda existentes no Setor Litoral”, destacou Zaki Akel. A Administração Central tem investido recursos próprios, dentro de suas possibilidades no setor, além do Reuni, e vai continuar investindo para garantir os avanços nesse projeto.
Outras mudanças que chegaram até o campus litoral também foram lembradas pelo reitor e pró-reitores presentes, como por exemplo, o edital de melhoria da graduação 2011 e nas áreas de gestão de pessoas, cultura e extensão. Com relação aos assuntos estudantis, houve aumento no número de bolsas permanência, moradia e refeição, além dos eventos acadêmicos. Quanto ao ensino, a realização das avaliações de estágios probatórios dos professores e técnicos administrativos pendentes, que foram pauta da greve no ano passado, e a regularização dos cursos do Setor Litoral pelo MEC.
O diretor da UFPR Litoral Valdo José Cavallet falou logo em seguida. Reconheceu a evolução pela qual passou o setor, tanto na parte de estruturação do campus quanto na área pedagógica, mas acredita que as carências ainda são grandes. “O desafio no nosso setor é superior aos outros da universidade, porque não é fácil começar um projeto em uma região desacreditada. Tudo o que temos hoje foi fruto de uma longa caminhada, mas ainda há muito que se conquistar.”
Reuniões como esta ocorreram em todos os setores da UFPR. Este ano já foi realizadada a reunião aberta da Administração Central com a comunidade do Setor de Exatas e outras que já estão agendadas. Esta é uma prática da Reitoria, iniciada em 2009, de se dirigir aos setores e buscar através do diálogo a construção de soluções para os problemas em todas as áreas da UFPR.
A obra da socióloga integra leitura obrigatória do vestibular 2025; evento reuniu pesquisadoras de todo o Brasil A […]
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi informada no último domingo (13) pela empresa Cozinha Gourmet – responsável […]
Pela primeira vez, Siepe terá evento voltado à pós-graduação. Prazo para submissão de resumos começa nesta sexta-feira (11) […]
O evento, organizado pela UFPR, será realizado na UTFPR, em Curitiba, nesta sexta-feira e no sábado A autora […]